Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Iraque: Arquidiocese de Irbil, inaugura Universidade Católica, dia 8
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/12/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Irbil – Curdistão (Quinta-feira, 03/12/2015, Gaudiu Press) – A Arquidiocese caldeia de Irbil, no Curdistão iraquiano, convida para a inauguração a inauguração da Universidade Católica de Irbil.

A inauguração será no dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição de Maria, de acordo com a diocese será um importante polo de educação que tornar-se-á um “percurso educativo que levará muitos a um futuro de prosperidade e de paz”.

A Universidade

A pedra fundamental da universidade foi colocada em Ankawa, bairro de Irbil, em 20 de outubro de 2012.

Ela deverá ocupar uma área de 30 mil m², colocados à disposição pela Igreja Caldeia. Após o Sínodo sobre o Oriente Médio, realizado em Roma em 2010, o então Arcebispo caldeu de Irbil, Dom Bashar Warda, informou que haviam sido realizados os primeiros contatos com a Universitè Saint-Esprit, de Kaslik, o renomado Ateneu maronita localizado no Líbano, para pedir ajuda e orientação para a implementação do projeto.

O objetivo era o de criar um polo de ensino universitário privado, aberto a todos, conforme as exigências do mercado e estreitamente associado à pesquisa científica.

O Arcebispo Warda estimava na época a conclusão dos trabalhos até o final de 2015, também com a intenção de oferecer aos jovens iraquianos cristãos a possibilidade de “continuar a testemunhar o dom da fé em suas terras”.

O avanço do EI não parou o projeto

As dramáticas convulsões que sacudiram o Iraque setentrional, transformando Ankawa em local de refúgio para milhares de cristãos que fugiam da Planície de Nínive das milícias do Estado Islâmico, não foram capazes de parar o projeto.

Este é um sinal eloquente de que os cristãos iraquianos ainda continuam, não obstante tudo que ali tem acontecido, a ter confiança em um futuro de paz, em que possam confessar a fé em Cristo. (JSG)

 
Comentários