Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Nesta sexta-feira ocorrerá em Roma a Via Sacra Diocesana dos Jovens
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/03/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Quinta-feira, 17-03-2016, Gaudium Press) Animado pelas Pastorais Universitária, Juvenil e Vocacional do Vicariato da Diocese de Roma, esta sexta-feira, 18 de março, ocorrerá na Cidade Eterna a Via Sacra Diocesana dos Jovens. O evento, que se iniciará às 20h diante da Igreja de Santa Maria de Loreto ao Foro Traiano, Praça Veneza, e culminará com a passagem da Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, será a antesala da tradicional Jornada Diocesana dos Jovens que se celebrará na Praça de São Pedro no próximo Domingo de Ramos.Nesta sexta-feira ocorrerá em Roma a Via Sacra Diocesana dos Jovens 1.jpg

“A Via Sacra é um momento de testemunho do caminho de Fé que os jovens viram no caminho quaresmal. É, de fato, a experiência direta do amor incondicional de Deus por nós. Estes jovens, que atravessarão lugares históricos da Cidade Eterna, pedem que sejam amados por aquilo que são, não somente um ato de perdão, mas uma verdadeira transformação da vida do homem, que o faz capaz de ser protagonista de um mundo novo”, explica Dom Lorenzo Leuzzi, Bispo Auxiliar de Roma e diretor da Oficina Diocesana para a Pastoral Universitária, que é citado por RomaSette.it.

As leituras das 14 estações que se meditarão durante a Via Sacra foram escritas pelos mesmos jovens. Nelas se expressam suas inquietudes, medos, desânimos, problemáticas e também as esperanças postas em Jesus, que triunfa diante da morte. Como comenta o Padre Fabio Rosini, diretor do Serviço Diocesano para as Vocações, mencionado também pelo meio de comunicação diocesano: “A Via Sacra não é somente a dor de Cristo, também representa o caminho do homem novo. A vida destes jovens aos poucos está cheia de precariedades, e às vezes a maior dificuldades é compreender que essas respostas que buscamos do Senhor são respondidas de maneira diferente a como esperávamos, pelo que devemos confiar e depender: aqui está o desafio maior porque humanamente não é fácil”.Nesta sexta-feira ocorrerá em Roma a Via Sacra Diocesana dos Jovens 2.jpg

O percurso da Via Sacra terá vários momentos importantes. Se atravessará a via dos Foros Imperiais parando diante do Coliseu Romano, onde foram martirizados tantos em nome de Cristo e se cruzará a Porta Santa de São João de Latrão em união com a comemoração do Jubileu da Misericórdia.

“Viver assim o Jubileu é significativo para nossos jovens porque a mesma Cruz é a resposta a todas suas inquietudes, no sentir-se muitas vezes não compreendidos e amados da maneira justa. Caminhando pelas ruas de Roma os jovens desejam fazer sentir sua presença porque querem ser protagonistas para dar uma contribuição nova, concreta e limpa à sociedade na qual vivem”, diz o Padre Antonio Magnotta, encarregado da Pastoral Juvenil.

Todo este caminho servirá de preparação para a Jornada Diocesana dos Jovens que se celebrará no próximo dia 20 de março, Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, comemoração que será presidida pelo Papa Francisco, que dirigirá uma especial mensagem às novas gerações.

O evento é por sua vez antessala da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se celebrará em Cracóvia, Polônia, em julho próximo. (GPE/EPC)

 
Comentários