Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Novo manto de Nossa Senhora de Nazaré é apresentado em Belém
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/10/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Belém – Pará (Quinta-feira, 06-10-2016, Gaudium Press) Ao longo das romarias que contemplarão as festividades do Círio de Nazaré de 2016, a Imagem que peregrinará pelos principais lugares da capital Belém será envolvida com um novo manto.

Novo manto de Nossa Senhora de Nazaré será apresentado hoje em Belém.JPG

Na noite desta quinta-feira, 6, a peça que revestirá a Virgem Santíssima será apresentada após a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa, na Basílica Santuário de Nazaré, a partir das 18h.

Neste ano, o manto foi desenhado pela ilustradora, Aline Folha, e confeccionado pela estilista Marilza Ramos. Desde o mês de março, as duas vem se dedicando no preparo do ornamento.

Descrição do manto

Pensados de forma minuciosa, os símbolos e bordados foram confeccionados para que o manto possa traduzir o tema da festa do Círio: “Salve Rainha, Mãe de Misericórdia”, bem como o atual momento vivido pela Igreja Católica.

Os detalhes artísticos são guardados em segredo pela diretoria da Festa de Nazaré, o que torna o dia da apresentação do ornamento ainda mais especial para os fiéis e devotos da Virgem Santíssima.

Ao final da celebração eucarística, serão distribuídos folhetos que irão explicam cada um dos detalhes, assim como a inspiração que conduziu todo o processo de composição do manto.

Uma tradição que atravessa anos

O manto de Nossa Senhora de Nazaré possui uma das tradições mais antigas tal qual a do próprio Círio na Igreja no Brasil.

Até hoje, não se sabe ao certo se a Imagem da Mãe Santíssima já se encontrava vestida com o ornamento quando foi encontrada pelo caboclo Plácido José de Souza, em 1700, às margens do igarapé do Murucutu, que anos mais tarde passaria a se chamar Travessa 14 de março.

Além disso, pouco se sabe qual a origem do primeiro manto que a envolveu. Contudo, é de conhecimento de muitos que anualmente, a peça é objeto de curiosidade e admiração dos fiéis, uma vez que por onde a Imagem peregrina passa, transborda a delicadeza e a riqueza de seus detalhes, consideradas suas características principais.

No ano passado, o manto chegou, inclusive, a emocionar os fiéis e romeiros por retratar, no broche dourado que fecha a peça, o rosto do saudoso Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico, falecido em maio de 2015. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Fundação Nazaré de Comunicação

 
Comentários