Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


O anjo da Corda: Espanha revive tradição de 100 anos de antiguidade
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 30/03/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Valência – Espanha (Quarta-feira, 30-03-2016, Gaudium Press) Todos os anos a povoação valenciana de Alfarrasí, na Espanha, termina a Semana Santa de uma maneira muito especial com uma tradição que já completa um século. Trata-se do ‘Angelet de la corda’ ou ‘Anjo da Corda’. O ato, que é último da Semana Santa e ocorre no Domingo da Ressurreição,O anjo da Corda Espanha revive tradição de 100 anos de antiguidade 1.jpg tem como protagonista a uma menina de três anos que atravessa a Praça Maior da localidade vestida de anjo, sustentada por uns arreios e movida por roldanas para tirar o véu negro de Nossa Senhora das Dores e secar suas lágrimas.

Este ano o anjo foi interpretado pela pequena Martina Ureña, que surgiu pela Praça Maior da localidade valenciana presa a uma nuvem branca de algodão por volta das 09h. Ali estava instalada a imagem de Nossa Senhora das Dores e a de seu Filho Ressuscitado. Ao começar a andar ambas efígies, e antes do glorioso encontro da Mãe com o Filho, a Virgem é despojada de seu véu negro como sinal da alegria pascal e anúncio de que Cristo ressuscitou.

No momento em que o anjo toma o véu, globos coloridos e pombas voam pelo céu, também como símbolo da alegria da Páscoa e do encontro de Maria com Jesus.

O costume diz que o anjo deve ser interpretado por uma menina de três ou quatro anos de idade, que é escolhida através de umas provas que realiza o Conselho Municipal de Alfarrasí. A menina que representa o ‘Angelet’ é a primeira que superar a prova de descer pela corda.

Esta tradição chegou ao município de Alfarrasí em 1912 a partir da localidade de Jaca em Navarra, por iniciativa de José Ramón Esteve, que presenciou o ato quando prestava neste lugar o serviço militar e propôs que se realizasse em sua paróquia a cada Domingo da Ressurreição. Em um princípio pensou em sua filha para a representação do anjo, mas por ser maior, escolheu uma pequena da vizinhança, a menina Otilia Vidal, que iniciou a tradição e realizou o ato por dois anos consecutivos.

O anjo da Corda Espanha revive tradição de 100 anos de antiguidade 2.jpg

Mas a “Baixada do Anjo”, como também é conhecido, tem sua origem em Tudela, Navarra quando no século XIII, e durante o Domingo da Ressurreição, se representava o momento quando um anjo, entoando o Aleluia, anuncia a Maria que seu Filho ressuscitou e lhe seca as lágrimas da dor da crucificação que atravessou seu coração.

Em seu princípio a tradição não se fazia como se conhece hoje. Antes, durante a procissão do Ressuscitado, acompanhavam a imagem de Jesus várias crianças vestidas de anjos que por sua vez anunciavam o grande acontecimento pascal. Já em 1663 o evento começou a ser realizado como hoje.

Esta celebração em Tudela foi declarada Festa de Interesse Turístico de Navarra e Festa de Interesse Turístico Nacional. Hoje se replica em outras cidades, entre elas, Ablitas, Aranda de Duero, Peñafiel, Muros, Ariza, além de Alfarrasí; assim como em Saragura Loja, no Equador.

O anjo da Corda Espanha revive tradição de 100 anos de antiguidade 3.jpg

Para dar a conhecer a história do ‘Angelet de la Corda’ de Alfarrasí, no ano passado foi instalado na localidade valenciana um museu no qual se recompilam fotografias das mais de 80 meninas que participaram desta celebração nos últimos cem anos. (GPE/EPC)

 
Comentários