Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Papa Bento XVI convida fieis para uma autêntica e renovada conversão a Deus no Ano da Fé
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/10/2012
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 04-10-2012, Gaudium Press) Marcado para iniciar no próximo dia 11, o Ano da Fé vem sendo muito comentado em igrejas e canais de comunicação, mas muitos ainda não sabem o que é, na verdade, o Ano da Fé, que nada mais é do que um convite, feito pelo Papa Bento XVI, para uma autêntica e renovada conversão à Deus, único Salvador do Mundo.

Mesmo sendo chamado de ano, este período de oração terá mais de 365 dias, depois do seu início ele transcorrerá até 24 de novembro do ano que vem. As datas foram escolhidas por que o dia 11 de outubro é a celebração do cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II e a data do encerramento foi escolhida por ela ser dia da solenidade de Cristo Rei.

O ano será aberto pelo Santo Padre com o objetivo principal de que nesse ano cada cristão “possa redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo”.

Na parte pratica, como expos o Papa no Motu Proprio “Porta Fidei”, –documento que convoca os católicos para o Ano da Fé– o fiel deve Intensificar a celebração da fé na liturgia, especialmente na Eucaristia, dar testemunho de sua fé, e redescobrir os conteúdos da própria fé, expostos principalmente no Catecismo.

Porém, não fica só nisso. O Santo Padre espera que os católicos sejam ainda mais ativos e possam encorajar as peregrinações dos fiéis à Sede de Pedro; organizar peregrinações, celebrações e reuniões nos principais Santuários; realizar simpósios, congressos e reuniões que favoreçam o conhecimento dos conteúdos da doutrina da Igreja Católica e mantenham aberto o diálogo entre fé e razão; ler ou reler os principais documentos do Concílio Vaticano II; acolher com maior atenção as homilias, catequeses, discursos e outras intervenções do Santo Padre; isso entre tantas outras coisas que ainda podem ser feitas.

O fiel que quiser obter mais informações sobre o Ano da Fé pode procurar pelo documento Porta Fidei, a nota com indicações pastorais para o Ano da Fé, o Catecismo da Igreja Católica e os 40 resumos sobre a fé cristã, ou até mesmo visitar o portal annusfidei.va. (EA/JS)

 
Comentários