Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Portugal: Semana dos Seminários destaca vocação sacerdotal nascida da misericórdia
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/10/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lisboa – Portugal (Quinta-feira, 27-10-2016, Gaudium Press) Em Portugal, a “Semana dos Seminários 2016”, deverá acontecer entre os dias 6 e 13 de novembro próximo.

Portugal Semana dos Seminários destaca vocação sacerdotal nascida da misericórdia.jpg

A Semana terá como base o Jubileu da Misericórdia e vai destacar a importância da virtude da Misericórdia no desenvolvimento das vocações.

Vocação Sacerdotal

Dom Virgílio Antunes, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, em sua mensagem para a promoção deste evento neste ano, destaca que “A vocação sacerdotal não nasce somente de um chamamento, de um desejo ou de um impulso interior; ela é fruto do encontro do Deus misericordioso com o homem perdido e que é encontrado, com o homem morto e que revive”,

Movidos pela Misericórdia de Deus

A Semana dos Seminários deste ano recebeu um título que seria mais um tema a ser desenvolvido: “Movidos pela Misericórdia de Deus”.

A Semana pretende difundir a ideia de que os seminários são lugares onde os jovens aprendem “a misericórdia” do Pai para depois poderem entregar-se “ao serviço dos outros”.

Importância da Família e da Educação

Mas a Semana pretende também recordar a importância do papel da educação na família e nas várias etapas do caminhar dentro da Igreja Católica, para o surgimento de mais crianças e jovens dispostos a consagrarem a sua vida a Cristo.

Dom Virgílio Antunes afirma em sua Mensagem: “Uma família que não vive relações de comunhão a partir da fé e onde cada um não está disposto a acolher, compreender e perdoar no seguimento de Jesus, não fomenta a germinação de uma vocação”.

E, acrescenta o Bispo de Coimbra, “uma educação cristã que não favorece experiências fortes de encontro com Deus nos momentos de espiritualidade, de oração, de reconciliação, de perdão, de partilha das misérias humanas, não pode ter consequências vocacionais”.

Só se abre a uma missão na Igreja quem viveu da “Misericórdia de Deus”

Ter a alma e o coração abertos a vida de missão na Igreja Católica, ao sacerdócio, ao celibato; estar pronto a fazer das comunidades a própria família; implica numa conversão radical que só é possível em quem faz na sua vida a experiência da “misericórdia de Deus”. Afirmou o presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios eclesiásticos que, para concluir acrescentou:

Oração pela Semana, vigília de oração, terço vocacional

“Nenhuma lei deste mundo, nenhum conselho, nenhum raciocínio da razão têm a mesma capacidade para mover a mente, a vontade e o coração” do que essa experiência da “misericórdia de Deus”.

E, para mostrar como alcança-la, um guia foi editado e apresenta algumas propostas para a vivência deste tempo, que é sobretudo de ação de graças e de oração pelo surgimento de novas vocações.

Entre elas a oração para a semana, uma vigília de oração e um terço vocacional. (JSG)

 
Comentários