Notícias


Notícias


Primeiro balanço histórico do Pontificado de Bento XVI em um livro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma (Segunda-feira, 16/05/2016, Gaudium Press) – O Diretor do Departamento de História da Igreja da Pontifícia Universidade Gregoriana, Roberto Regoli, entende que o Pontificado de Bento XVI foi objeto de numerosas análises sobre questões específicas, mas não teve ainda uma análise histórica global.

Bento XVI.jpg

Foi para preencher esta lacuna que ele escreveu um livro: “Além da crise da Igreja. O Pontificado de Bento XVI”.
O livro será apresentado na sexta-feira, (20/05) na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde Ratzinger lecionou entre os anos 1972 e 1973.

Em uma nota, Roberto Regali afirma: “Acredito que a característica do livro seja a operação inédita de “historicizar”, isto é, ler o pontificado no contexto eclesial e social do período, assim como sobre a mais ampla história do Papado contemporâneo. Inédita, embora não exaustiva, é a análise oferecida sobre a diplomacia pontifícia”.

Minucias

O estudo, segundo informações a Radio Vaticano, dedica amplo espaço não somente à avaliação exterior do Pontificado ou a questões específicas dele, mas faz emergir as grandes problemáticas pertinentes à vida interna da Igreja.

A obra será apresentada às 18 horas na Aula Magna da universidade.

Após a saudação inicial do Decano da Faculdade de História e Bens Culturais da Igreja, Padre Nuno da Silva Gonçalves SJ, nomeado próximo Reitor Magnífico da Universidade, deverão se pronunciar o Prefeito da Casa Pontifícia, Dom Georg Gänswein e o historiador Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio.

Introduz e modera o encontro Paolo Rodari, vaticanista do “La Reppublicca”. (JSG)

 
Comentários