Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Relíquias diretas de São Padre Pio são expostas em Roma
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano – (Segunda-feira, 22/02/2016, Gaudium Press) – Tecidos utilizados para recolher sangue dos estigmas de São Padre Pio, as luvas que ocultavam as feridas de suas mãos ou o confessionário onde passava horas atendendo confissões absolvendo penitentes: estas são algumas das relíquias do santo que estão expostas em Roma.

PIO PIETRELCINA.jpg

A poucos passos do Vaticano, em plena Via della Conciliazione, está esta exposição que acolhe relíquias de Padre Pio, o famoso Santo dos estigmas, cujo corpo foi trasladado no dia 5 de fevereiro de 2016 para o Vaticano e ali permanecerá por algum tempo exposto para visitação e veneração pública dos fiéis.

Giovana Dragano, que acompanha a Exposição informa que, “Além do confessionário ou dos paramentos litúrgicos que usou em sua última Missa estão expostas relíquias que normalmente não são expostas ao público”.

Um exemplo de relíquias pouco vistas é uma camisa manchada com o sangue que brotou dos estigmas do Santo na Sexta-feira Santa de 1921.

Esta relíquia está custodiada em um convento de clausura e, por isso mesmo, habitualmente, poucas pessoas podem ter essa oportunidade para contemplar e venerá-la.

Visitantes que têm se dirigido ao local da exposição afirmam, como uma senhora romana, depois de visitar a exposição: “vendo tudo isso, a verdade é que não se pode deixar de ficar impressionado: é muito espiritualizado… impressiona muito”.

“Parece que estou revivendo o que minha mãe me contava que acontecia com Padre Pio naqueles anos. Me relembra e tornam presentes fatos extraordinários da vida dele”, recordava um senhor, depois de ver as relíquias.PIO SANTO PADRE.jpg

Na Itália, Padre Pio é muito querido e a devoção a ele transpõe as fronteiras italianas. É um santo conhecido pelo atendimento que dava aos penitentes no confessionário. Com grande paciência ouvia confissões, dava absolvição, orientava quem o procurasse.

Padre Carlo Calloni, Postulador Geral da Ordem do Franciscanos Capuchinhos, diz que “O Dom mais profundo que teve Padre Pio foi o de ler as consciências. Muitos começavam a enumerar seus pecados e ele os interrompia: Sim, sim… Já sei seus pecados, dizia”.

Padre Pio foi canonizado pelo Papa João Paulo II em junho de 2002. Mais de 10 anos depois suas relíquias foram trasladadas e encontram-se na Cidade Eterna onde deverá permanecer por algum tempo para ficar alguns dias.

O Papa Francisco quis que seus restos mortais estivessem na Basílica de São Pedro para recordar neste Jubileu a importância do perdão e da confissão na Igreja, algo que caracterizou a vida deste santo que talvez ainda seja pouco conhecido pelo mundo. (JSG)

 
Comentários