Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Retiros espirituais: fiéis se preparam para viver experiências com Deus
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/02/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Quinta-feira, 13-02-2014, Gaudium Press) Como é de costume, em toda época de Carnaval, a Igreja no Brasil e seus respectivos grupos pastorais e comunidades de Fé espalhadas em diversos Estados promovem semanas de oração, retiros espirituais e momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Normalmente, a maioria das pessoas que participam destes eventos são jovens, que buscam, através da Palavra, absorver o significado da Fé por meio do silêncio espiritual, pois o retiro, por si só, significa retirar-se do mundo em que vivermos para vivenciarmos uma experiência com Deus.

Desta forma, refletimos sobre nossas vidas e atitudes e buscamos conhecer mais de nós mesmos para nos abrirmos a um futuro melhor e esperançoso.

Por isso, para enfatizar a importância de buscar a paz e a serenidade no coração de Deus, a Comunidade Católica Shalom promoverá em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 4 de março um retiro espiritual, proporcionando aos participantes momentos de louvor, entretenimento e partilha de experiências, além de Adoração ao Santíssimo.

Intitulado “Reviver”, o projeto da Comunidade Shalom, segundo o coordenador em Macaé, cidade do Estado carioca, Carlos Renato Aguiar Maia, o tema do encontro será “Há mais alegria no Reviver”.

“Nosso objetivo é experimentar de uma alegria que não acaba na quarta-feira de cinzas, mas dura o ano todo”, ressaltou.

Para o encontro, que será realizado na Barra de Macaé com entrada gratuita, são esperadas mais de 200 pessoas. Durante esses dias, haverá ainda o seminário de vida no Espírito Santo, com palestras relacionadas ao amor de Deus.

“Todo o retiro de carnaval Reviver encontra-se em consonância com o que o Papa Francisco vem dizendo através de sua Encíclica ‘Evangelium Gaudium'”, disse Carlos Renato.

Fiéis de São Mateus (ES) vivem expectativa para o Retiro de Carnaval

À luz dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, conforme descrito na nota divulgada no site da Diocese de São Mateus, no Espírito Santo, o Retiro Espiritual promovido pelo Centro Diocesano da cidade capixaba acontecerá entre os dias 1 e 4 de março e conta com a assessoria das Irmãs do Cenáculo.

Com o tema “É para a Liberdade que Cristo nos Libertou” (Gl 5, 1), o intuito do retiro para com os participantes é aprofundar, através da oração, seu relacionamento com a Trindade Santa, bem como com todas as criaturas, para assim, cooperar com o Reino de Deus.

Entre os tópicos apontados pela comunicação da Diocese de Mateus para com o evento estão o “ânimo e generosidade para com o nosso Senhor e Criador. E a exemplo de Maria, dispor o coração numa atitude de simplicidade”; “silêncio interior e exterior”; e “atenção, pois Deus nos fala em tudo. É na simplicidade que o humilde se revela”. (LMI)

 
Comentários