Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Salesianos de Portugal organizam grande evento de formação pastoral
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/10/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salesianos de Portugal organizam grande evento de formação pastoral.jpg

Porto – Portugal (Quinta-feira, 06-10-2016, Gaudium Press) Tomando como modelo a Mãe de Deus, as Edições Salesianas e a Fundação Salesianos de Portugal realizam a oitava edição do evento ‘E-vangelizar’, iniciativa de formação pastoral que anima ao anúncio da Boa Nova. Por ocasião das comemorações pelo centenário das aparições de Fátima, os salesianos portugueses estão convidando a se tomar Maria como modelo de Evangelização.

“A partir da Palavra de Deus vamos descobrir como se evangeliza desde Maria”, comentou o Padre David Teixeira, SDB, em um vídeo promocional desta iniciativa.

A proposta, que se dirige aos animadores pastorais, catequistas, religiosos, professores e outros agentes da pastoral evangelizadora, que desejem implementar novas possibilidades para a evangelização, se desenvolve a partir de um dia de formação cuja aprendizagem se faz por meio de cursos que capacitam aos participantes na forma que anunciam a Boa Nova.

Desta maneira, como detalham a partir do website da iniciativa, quem fizer parte poderá: melhorar as competências para a evangelização, trocar experiências, conhecer outras realidades do âmbito da evangelização e perceber como se pode ir mais distante na vocação de batizado.

Com o objetivo de que ‘E-vangelizar’ chegue a mais pessoas, seus organizadores programaram três etapas em três cidades diferentes: Em Porto o evento ocorreu no dia 05 de outubro; em Estoril será no dia 08; e em Évora no próximo dia 15. Todas levando-se a cabo na Escola Salesiana do lugar.

“Nos três lugares se oferecerá aos assistentes um dia intenso e ativo de formação, no qual o programa é responsabilidade dos participantes. Os organizadores colocam à disposição dos inscritos para o evento mais de 30 cursos diferentes, dirigido por voluntários com experiência e validados no campo de formação; e corresponde a cada um escolher entre todos os cursos um máximo de 5, de acordo com as suas preferências e necessidades”, expõem os organizadores.

Ditos cursos, cada um com duração de 75 minutos, se realizarão duas vezes durante o dia para que participem neles o maior número possível de pessoas. Os temas, todos focados na Evangelização e tomando como modelo a Nossa Senhora, abordam diversas temáticas, entre elas a liturgia, arte, música, psicologia. Cada curso será guiado por um voluntário com experiência na área abordada.

“Evangelizar a jovens em risco”, “Multimídia e catequese”, “Com música, conhecer a Jesus”, “O digital a serviço da Fé”, “Fazer catequese com adolescentes”, “Mensagem de Fátima e catequese”, “Evangelizar com Maria”, “Comunicar na catequese de uma forma mais eficaz”, e “Fátima passo a passo”, são alguns dos temas incluídos dentro deste grande evento de formação.

Em 2015 o evento ‘E-vangelizar’, chegou a reunir mil agentes de pastoral de todo Portugal. Espera-se que nesta nova edição se supere o número de participantes. (GPE/EPC)

 
Comentários