Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santuário de Fátima recebe a peregrinação de 8 mil estudantes salesianos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fátima – Portugal (Segunda-feira, 01-06-2015, Gaudium Press) No último dia 22 de maio o Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal foi o epicentro de uma grande celebração salesiana. Cerca de 8 mil estudantes das escolas inspiradas pelo carisma de São João Bosco se encontraram no lugar mariano para celebrar o Bicentenário de nascimento de seu padroeiro e fundador, assim como a solenidade de Maria Auxiliadora, que se comemorou no dia 24 de maio.

Santuário de Fátima recebe a peregrinação de 8 mil estudantes salesianos 1.jpg

Ao Santuário chegaram alunos procedentes de oito escolas salesianas portuguesas, e também uma representação de estudantes originários de Cabo Verde, da ilha São Vicente, além de educadores e pais de família, que renderam uma homenagem à Mãe de Deus. Como comentou o Padre Tarcisio Morais, coordenador nacional para Portugal das escolas salesianas, que foi citado pela agência ECCLESIA: “Olhando a Dom Bosco não podemos esquecer de Maria. Neste ano do Bicentenário era importante este grande encontro aqui em Fátima para celebrar a festa de Maria Auxiliadora”.

A peregrinação esteve marcada por várias atividades, sendo a Eucarística na Basílica da Santíssima Trindade o epicentro delas. Como evento cultural, também se apresentou uma parte do musical “Dom Bosco”, e para os mais novos se realizou um encontro de animação para aproximar-se da vida e legado do fundador da Família Salesiana.

De acordo com o Padre Tarsicio Morais, os jovens peregrinos experimentaram a presença do santo em suas vidas, que deixou “uma mensagem formativa, que dá sentido, ajuda a encontrar a Jesus, uma mensagem evangelizadora e de saber compartilhar um grande conjunto de valores que lhes fazem mais solidários, mais atentos aos problemas do mundo, às exigências de outros jovens e mais dispostos a construir um mundo melhor”.

Genoveva Lopes, estudante salesiana de Estoril, durante a peregrinação ressaltou que Dom Bosco tem “uma história vital fantástica”, sendo para ela “um amigo, um guia” que sempre ajuda.

O numeroso grupo de estudantes não foi o único a peregrinar ao Santuário de Fátima. No último dia 17 de maio também ocorreu a 62ª Peregrinação da Família Salesiana, que contou com a presença do Reitor Maior, Dom Ángel Fernández Artime, e a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Yvonne Reungoat.

Santuário de Fátima recebe a peregrinação de 8 mil estudantes salesianos 2.jpg

Entre os momentos mais significativos da peregrinação esteve a oração do Santo Rosário na Capela das Aparições e a procissão com círios que iluminaram a noite do mariano lugar. No dia seguinte, o 18 de maio, se celebrou uma Via Sacra matutina e perto do meio-dia se orou novamente o Rosário e se celebrou a Santa Missa na explanada do Santuário, junto com os fiéis visitavam por então o Santuário.

Outro momento importante foi o encontro que sustentou o Reito Maior com os jovens em caminho vocacional e com os ex-alunos salesianos.

Precisamente Portugal foi há um ano o primeiro país visitado por Dom Ángel Fernández após ser nomeado como o X sucessor de São João Bosco. (GPE/EPC)

 
Comentários