Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Somos protagonistas de um projeto de vida e de um novo modo de viver e conviver, afirma o arcebispo de Maringá.
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/10/2012
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Maringá (Quarta-Feira, 03/10/2012, Gaudium Press) Toda e qualquer organização social, política, religiosa, ou um indivíduo, só existe se sabe para onde vai. É com esta afirmação que dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá, no Estado do Paraná, inicia o seu mais recente artigo intitulado “Para onde vais?”. Para o prelado, com este conhecimento surge a necessidade de um projeto de vida ou de um planejamento no qual estão bem expressos, objetivos, metas e meios para alcançá-lo. Em tudo e em todos os sentidos da vida pessoal e comunitária é imprescindível ter projetos claros.

De acordo com o arcebispo, diante da diversidade cultural e de uma realidade multifacetada, as necessidades e exigências são muitas e se transformam muito rapidamente no caminhar da história. “Por isso para construir um planejamento, um plano de ação, ou um projeto de vida, é preciso estar sintonizado com os sinais dos tempos. Vivemos hoje, mais do que em outros tempos, mudanças radicais em todos os sentidos da vida”, acrescenta.

Dom Anuar ainda destaca que a atitude fundamental para que um planejamento venha atender às necessidades da coletividade e às exigências dos tempos atuais é a promoção da participação de todos, pois ninguém aceita imposições e determinações, é necessário que todas as decisões passem previamente pelo crivo da discussão, da reflexão, da troca de opiniões. Segundo o prelado, o sucesso de todo e qualquer planejamento ou plano de ação está na convocação conjunta, porque a dimensão participativa leva ao compromisso na ação e ao verdadeiro protagonismo na missão.

Refletindo sobre a importância do planejamento, o arcebispo cita o 22º Plano da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá, que agora em 2012 completa quatro anos de execução, e mereceu um olhar avaliativo desde as pequenas comunidades com suas lideranças, até culminar na Assembleia Geral realizada neste mês para aprovar a continuidade ou não das prioridades e dos projetos de ação.

“Foi um longo caminho de reflexões acaloradas para aprovar por mais quatro anos as seguintes prioridades: CEBs, pequenas comunidades, família, juventude e ação social. Entendemos que o 23º plano da nossa arquidiocese não podia fugir destas escolhas fundamentais, que iluminadas pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil pudessem continuar iluminando a missão que Jesus nos deixou: Ide e Evangelizai”, ressalta o prelado.

Para concluir, dom Anuar conclama a todos para que, com o olhar para o grande objetivo de evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo, possamos protagonizar um tempo novo diante das novas necessidades.

“A missão é de todos, principalmente quem fez parte deste caminho de desafios, de testemunhos vivos para um mundo que geme de fome de Deus e de homens e mulheres de Deus. Para onde vais, diante de tantas exigências, de tantas necessidades, de tanta busca de verdadeiro sentido para viver? São tempos novos exigindo criaturas novas. Somos protagonistas de um projeto de vida e de um novo modo de viver e conviver”, finaliza.

 
Comentários