Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Vaticano: Pregação do Advento vai tratar do Espírito Santo, fonte de esperança
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/11/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 24-11-2016, Gaudium Press) Na sexta-feira da primeira semana de Advento, 2 de dezembro; bem como na segunda sexta-feira, 9 de dezembro; na terceira, 16 de dezembro, e na quarta, 23 de dezembro, acontecerá na capela Redemptoris Mater, no Palácio Apostólico a tradicional Pregação do Advento.

O pregador da Casa Pontifícia, o capuchinho Frei Raniero Cantalamessa, é o encarregado de fazer as quatro meditações que terão como tema “Bebamos, sóbrios, a embriaguez do Espírito”.

Artigo do Credo sobre o Espírito Santo

O Pregador da Casa Pontifícia disse, ao justificar a escolha do tema que “Na reflexão teológica se afirma, cada vez mais, o que é chamada de “a teologia do terceiro artigo”, ou seja, o artigo do Credo sobre o Espírito Santo”.

Frei Cantalamessa explica que a “teologia do terceiro artigo” é formada por teólogos que formam uma “corrente que não pretende substituir-se à teologia tradicional, mas sim caminhar ao lado e vivificá-la”, propondo-se “de fazer do Espírito Santo não apenas o objeto do Tratado que lhe diz respeito, mas, por assim dizer, a atmosfera em que se desenvolve toda a vida da Igreja e, em particular, cada pesquisa teológica”.

O Capuchinho, concluindo suas explicações, disse ainda que: “Nesta linha as meditações do Advento são destinadas a refletir sobre o Espírito Santo como a novidade teológica e espiritual mais importante do pós-concilio e a principal fonte de esperança da Igreja”.

Convidados

Foram convidados a participar das quatro pregações, que terão início às 9 horas, os cardeais, os arcebispos e os bispos, os secretários de congregações, os prelados da Cúria Romana e do Vicariato de Roma, os superiores gerais e os promotores das ordens religiosas que fazem parte da Capela Pontifícia. (JSG)

 
Comentários