Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Vigília de oração: “melhor maneira de passar a noite”, na véspera de Todos os Santos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/11/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lisboa – Portugal (Terça-feira, 01-11-2016, Gaudium Press) Dom Manuel Clemente, Cardeal-patriarca de Lisboa, elogiou a vigília de oração realizada pelo movimento “Campos de Férias Católicos” (CFC) que tendo iniciado pela tarde do dia 31 de outubro continuou pela noite adentro e terminou com a celebração da Eucaristia, já neste primeiro de novembro, quando o Calendário Litúrgico Católico indica a solenidade de Todos os Santos.

“Nada melhor que aproveitarmos essa vigília para crescermos na santidade de Deus que é a alegria e santidade de nós todos”, disse o Cardeal Patriarca, em um vídeo sobre a iniciativa do CFC que recebeu o título de “O Halloween não é o que já foi”.

Dom Manuel Clemente destacou que a vigília de oração “é a melhor maneira” de passar essa noite que antecede o Dia de todos os Santos e que muitas vezes, “tem sido desviada para outras coisas”.

A organização dos CFC explica que foi o próprio cardeal patriarca de Lisboa que comentou “como seria bom” voltar “às verdadeiras celebrações” da véspera do Dia de Todos os Santos, que, em inglês era chamada de ‘All Hallow’s Eve’, que, com o tempo passou a ser denominada como Halloween.

A Vigília

A vigília que foi realizada na Igreja de São Domingos, na capital portuguesa, foi promovida e organizada e dinamizada pelos diversos grupos da rede do movimento “Campos de Férias Católicos” e teve seu início às 22h00 desta segunda-feira, na zona da grande sacristia da igreja e teve seu término com a Eucaristia, presidida pelo Patriarca e celebrada “para toda a família”, às 12:00 horas desta terça-feira, Dia de Todos os Santos e feriado nacional em Portugal.

D. Manuel Clemente sublinhou que celebrar em oração a noite anterior ao dia 1 de novembro ajuda a “unir à santidade de Deus como foi partilhada por tantos homens e mulheres” em dois milénios cristãos, cujos nomes não se conhece, “mas que são santos também”.

Os CFC afirmaram que cada movimento foi convidado a dinamizar momentos de oração, por turnos, durante toda a noite. (JSG)

 
Comentários