Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Apóstolos Pedro e Paulo: colunas, luzes que brilham no coração dos fiéis
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 29/06/2016, Gaudium Press) – Milhares de pessoas, fiéis e peregrinos aguardavam o Papa Francisco na Praça São Pedro para rezar com ele a oração mariana do Angelus e ouvir suas palavras de reflexão no dia em que se comemora os Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo.Apóstolos Pedro e Paulo colunas, luzes que brilham no coração dos fiéis.jpg

Depois de presidir na Basílica de São Pedro a missa rezada pela Solenidade dos dois Santos, Francisco desde a janela do apartamento pontifício, fez a alocução costumeira, e depois rezou o Angelus.

Como não poderia deixar de ser, suas palavras foram reflexões sobre a propósito dos dois apóstolos.

Fundamento da Igreja de Roma

O Papa recordou que a Fé dos dois apóstolos é o fundamento “da Igreja de Roma, que sempre os venerou como padroeiros”. Mas, lembrou, é “toda a Igreja universal que olha para eles com admiração, considerando-os como duas colunas e duas grandes luzes que brilham não somente no céu de Roma, mas no coração dos fieis do Oriente e do ocidente.

“Se aqui em Roma conhecemos Jesus e se a fé cristã é parte viva e fundamental do patrimônio espiritual e da cultura deste território, isto se deve à coragem apostólica destes dois filhos do Oriente próximo”, enfatizou o Papa.

Embora sendo eles bem diferentes, foram enviados a Roma para pregar o Evangelho: Pedro era um “humilde pescador” e Paulo “mestre e doutor”.

Porém, historiou Francisco, “Eles, por amor a Cristo, deixaram sua pátria e, independentemente das dificuldades da longa viagem e dos riscos e das suspeitas que encontrariam, desembarcaram em Roma. Aqui eles se tornaram anunciadores e testemunhas do Evangelho entre as pessoas, selando com o martírio a sua missão de fé e caridade”.

Nos nossos dias

“Pedro e Paulo hoje retornam idealmente entre nós, percorrendo novamente as ruas desta cidade, batendo na porta de nossas casas, mas acima de tudo dos nossos corações.

Eles querem trazer mais uma vez Jesus, o seu amor misericordioso, a sua consolação, a sua paz.

Acolhamos a mensagem deles! Façamos tesouro de seu testemunho!

A fé firme e sincera de Pedro, o coração grande e universal de Paulo, nos ajudarão a ser alegres cristãos, fiéis ao Evangelho e abertos ao encontro com todos”, desejou o Pontífice.

Novos Arcebispos Metropolitas

O trouxe para sua reflexão a lembrança da cerimônia por ele presidida e que havia sido realizada pouco antes na Basílica Vaticana quando abençoou os Pálios dos Arcebispos Metropolitas nomeados no último ano, oriundos de diferentes países:

“Renovo a minha saudação e o meu augúrio a eles, aos familiares e àqueles que os acompanham nesta peregrinação. Os encorajo a prosseguir com alegria a sua missão a serviço do Evangelho, em comunhão com toda a Igreja e especialmente com a Sé de Pedro, como expressa precisamente o sinal do Pálio”.

Salus Populi Romani

Antes de despedir-se dos fiéis e peregrinos, o Santo Padre confiou àquela que é a Salus Populi Romani, “o mundo inteiro e em particular esta cidade de Roma, para que possa encontrar sempre nos valores espirituais e morais de que é rica o fundamento da sua vida social e da sua missão na Itália, na Europa e no mundo”. (JSG)

 
Comentários