Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Apresentado projeto de seção histórica do “Museu Terra Santa”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/06/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Jerusalém – Israel (Quinta-feira, 21-06-2018, Gaudium Press) O comitê técnico da Custódia da Terra Santa se reuniu com especialistas de diversos países para apresentar o pré-projeto de inauguração de uma seção histórica do Museu Terra Santa.

Apresentado projeto de seção histórica do ?Museu Terra Santa?.png

Dirigido por Béatrix Saule, diretora honorária geral do Palácio de Versalhes, o comitê científico é conduzido por Frei Stéphane Milovitch, diretor de Bens Culturais da Custódia da Terra Santa, e Frei Eugenio Alliata, Diretor da Seção Multimídia e Arqueológica do Museu Terra Santa.

Segundo Saule, o objetivo do Museu Terra Santa não é “mostrar a arte pela arte”, mas “mostrar a presença cristã em Jerusalém durante dois milênios”. Para isso se utilizará os resultados das escavações arqueológicas dos franciscanos no museu da Igreja da Flagelação, e o espaço multimídia aberto na Via Dolorosa.

Instalado no Convento São Salvador, em Jerusalém, o museu terá vinte salas e ocupará por volta de mil metros quadrados, sendo 2500 no total, considerando as três seções. Esse será mais um instrumento de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural e, principalmente, de Fé da Terra Santa.

A diretora honorária geral do Palácio de Versalhes ressaltou a qualidade e raridade das obras que serão exibidas e que darão ao museu uma dimensão internacional. “Na maior parte, são obras únicas no mundo”.

Recordando de quando algumas dessas obras foram apresentadas no Palácio de Versalhes no ano de 2013, Saule afirmou que a exposição “foi extremamente surpreendente para todos os visitantes e, em especial, para os especialistas, porque ninguém suspeitou da existência de obras de arte preservadas a este nível e desta raridade”.

Com previsão de inauguração para o ano de 2020, a coleção reunirá documentos históricos e peças litúrgicas e artísticas de diferentes séculos, pertencentes ao patrimônio da Custódia da Terra Santa. (EPC)

 
Comentários