Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese de Mariana (MG) e Diocese de Campinas (SP) tem novos bispos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/04/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Quarta-feira, 25-04-2018, Gaudium Press) A Nunciatura Apostólica no Brasil anunciou na manhã desta quarta-feira, 25 de abril, que o Papa Francisco realizou novas mudanças no episcopado brasileiro.

 Arquidiocese de Mariana (MG) e Diocese de Paranavaí (PR) tem novos bispos
Dom Airton José dos Santos e Dom Mário Spaki

A começar pela nomeação do novo bispo da Arquidiocese de Mariana, em Minas Gerais. Depois de aceitar a renúncia de Dom Geraldo Lyrio Rocha, o Santo Padre designou Dom Airton José dos Santos, então Arcebispo de Campinas, São Paulo.

Bispo desde dezembro de 2001, quando o Papa São João Paulo II o nomeou auxiliar para a Diocese de Santo André (SP), Dom Airton também foi nomeado em agosto de 2004 prelado da diocese de Mogi das Cruzes (SP), onde ficou até fevereiro de 2012, quando o Papa Bento XVI o elegeu Arcebispo de Campinas.

Oriundo do município de Bom Repouso, no Sul de Minas Gerais, Dom Airton foi ordenado sacerdote em dezembro de 1985 por Dom Cláudio Hummes, que na época era bispo da Diocese de Santo André.

Por sua vez, a vacante Diocese de Paranavaí, no Paraná, terá o Padre Mário Spaki, atualmente secretário-executivo do regional sul 2 da CNBB, como seu novo bispo.

Nascido em Irati (PR), Padre Spaki cursou Teologia pela Faculdade Gregoriana de Roma, Itália, e Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (IFITIME), da Diocese de Ponta Grossa (PR).

Mais tarde, foi ordenado presbítero em 2003, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Irati, por Dom João Braz de Aviz. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

 
Comentários