Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Aveiros: Bispo lança proposta de preparação para a Páscoa para as famílias e comunidades
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/02/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Aveiro – Portugal (Quinta-feira, 23-02-2017, Gaudium Press) O lema que a Diocese de Aveiro propõe para as comunidades de sua jurisdição para a caminhada da Quaresma 2017, com propostas de preparação para a Páscoa é ‘Sou batizado, por isso sou chamado! ‘

Aveiros Bispo lança proposta de preparação para a Páscoa para as famílias e comunidades.jpg

Centralização dos pressupostos da caminhada

Dom Antônio Manuel Monteiro Ramos, apresenta como pressupostos para a caminhada quaresmal a dimensão vocacional de cada batizado, a centralidade da Palavra de Deus, a família como “espaço onde se vive e cresce na fé” e a dimensão solidária da fé para além da concretização prática do lema do ano pastoral ‘Somos Igreja, somos família, testemunhamos a esperança’.

Liturgia dominical: grande fonte da Catequese batismal

“A Palavra de Deus é a grande fonte onde vamos beber ao longo da Quaresma. Terá um lugar central não só na liturgia, mas também nas propostas que são apresentadas para as famílias e para a comunidade cristã”, é o que pensa e propõe Dom Antônio Manuel.

Para ele,as leituras que a liturgia dominical oferece são “verdadeiras catequeses batismais” que indicam o caminho que é necessário percorrer para se “fazerem novos cristãos”.

Primeiro domingo da Quaresma e a liberdade do batizado

A proposta de caminhada quaresmal é que ela seja desenvolvida já a partir do primeiro domingo da Quaresma, 5 de março, que dá a clave para a preparação até ao Dia de Páscoa, 16 de abril.

“O primeiro domingo da Quaresma apela à liberdade do batizado. Aquele que pede o batismo faz uma escolha e esta escolha deve ser em liberdade”, diz a diocese:

A tempo quaresmal que começa a primeiro de março recorda que cada batizado é peregrino “a caminho da terra da promessa”, por isso, no caminho até à Páscoa, os cristãos são convidados a uma caminhada de mudança, “para que o batismo não fique para trás”.

Processo de conversão – discípulos missionários

“Cada comunidade, cada batizado, cada agente de pastoral é chamado a percorrer este caminho de liberdade como processo de conversão a uma vida que experimenta e se renova no seguimento de Jesus. Só assim é possível fazer das paróquias autênticas comunidades de discípulos missionários identificados com Jesus”, é como espera desenvolver a Igreja Católica em Aveiro a sua preparação para a Páscoa.

Grupos paroquiais estão fazendo a leitura orante da Palavra através da proposta diocesana: ‘Jesus no Evangelho de Mateus’. Estes grupos são incentivados a ter uma participação especial na preparação e dinamização desta caminhada.

Sou batizado, por isso sou chamado…

O lema ‘Sou batizado, por isso sou chamado!’ será completado em cada domingo da Quaresma até a Páscoa será completado com palavras-chave que levarão à formação dos fiéis.

Sou batizado, por isso sou chamado “…a escolher; a contemplar; a aclamar; ao levar a cruz; a acreditar.” Este é um exemplo das propostas semanais para reflexão durante a quaresma 2017.

Centralização dos pressupostos da caminhada

Dom Antônio Manuel apresenta para sua diocese, como pressupostos para a caminhada quaresmal, a dimensão vocacional de cada batizado, a centralidade da Palavra de Deus, a família como “espaço onde se vive e cresce na fé” e a dimensão solidária da fé para além da concretização prática do lema do ano pastoral ‘Somos Igreja, somos família, testemunhamos a esperança’.

Quaresma

A Quaresma, que começa com a celebração de Cinzas, é um período de 40 dias, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

É neste contexto que aflora a ‘renúncia quaresmal’, prática em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo da sua diocese. (JSG)

 
Comentários