Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Basílica de Nossa Senhora do Rosário vai acolher o terceiro dos “Encontros na Basílica”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/05/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fátima – Portugal (Sexta-feira, 25-05-2018, Gaudium Press) No primeiro ano pós Centenário das Aparições de Fátima, e no primeiro de um triênio genericamente intitulado “Tempo de graça e misericórdia”, o Santuário de Fátima promove os Encontros na Basílica.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário vai acolher o terceiro dos ?Encontros na Basílica?.jpg

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário vai acolher, no domingo 3 de junho, o terceiro de cinco “Encontros na Basílica”, agendados até novembro de 2018.
O tema escolhido é “Graça e Misericórdia: as aparições de Pontevedra e Tuy”, e terá como conferencista André Pereira.

Para o conferencista, “o acontecimento de Fátima transborda as fronteiras da Cova da Iria e tem em Pontevedra e em Tuy a sua palavra conclusiva, qual chave-de-leitura à luz da qual todo o evento se ilumina”.

“A epifania que se dá em Fátima brota do ‘coração misericordioso’ de um Deus compadecido com os dramas de uma humanidade dorida”, considera André Pereira.
“Os ‘desígnios de misericórdia’ que o anjo evocara em 1916 encontram agora pleno eco, ao encerrar-se o acontecimento, na definitiva afirmação de que é a graça do amor misericordioso de Deus que garante horizontes de vida plena, recriada segundo o seu coração”, André Pereira, afirmando ainda que “É para esta esperança de redenção, sustentada pelo amor de Deus do qual o coração-cheio-de-graça da Senhora é ícone, que somos convidados a orientar o olhar e a vida.”

André Pereira é secretário executivo do Gabinete de Apoio à Reitoria do Santuário de Fátima, instituição a que pertence desde junho de 2015, quando integrou a Comissão Organizadora do Centenário das Aparições de Fátima e o Serviço Executivo do Centenário.
Fez a sua formação teológica na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, desenvolvendo particular interesse pelos âmbitos de reflexão da teologia fundamental e tem situado o pensamento e o estudo no horizonte hermenêutico-teológico do acontecimento e da mensagem de Fátima.
É docente do Centro de Cultura e Formação Cristã da diocese de Leiria-Fátima.

Os Encontros na Basílica

O Santuário parte do tema anual, “Dar graças pelo dom de Fátima”, propondo aos peregrinos uma atitude de ação de graças pelo dom que Fátima representa para a Igreja e para o mundo, bem como o aprofundamento da mensagem deste acontecimento centenário e da vitalidade pastoral renovada no âmbito do jubileu.
O objetivo é avivar a consciência de que Fátima é dom para a contemporaneidade.
O I Encontro realizou-se a 14 de janeiro, com o tema “Memória e Gratidão: atitudes crentes”.
O II Encontro na Basílica realizou-se a 11 de março, com a palestra “O reconhecimento eclesial das aparições de Fátima”, pelo padre João Paulo Quelhas, capelão do Santuário de Fátima.
O IV Encontro na Basílica será em 9 de setembro sendo sobre “A Mensagem dos Papas em Fátima”, com palestra proferida por Eduardo Caseiro.
O V Encontro na Basílica acontece em 11 de novembro tendo como tema: “A imagem peregrina e o seu papel no anúncio da mensagem”, e será ministrado por Marco Daniel Duarte. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Santuário de Fátima)

 

 
Comentários