Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispo propõe retiro popular da Quaresma 2017 sobre “acontecimento de Fátima”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/02/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Leiria – Portugal (Sexta-feira, 24-02-2017, Gaudium Press) Dom Antônio Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima propôs às comunidades sob sua jurisdição que os retiros populares da Quaresma – 2017 fossem realizados dentro do espírito das comemorações do centenário dos “acontecimentos de Fátima”.

Bispo propõe retiro popular da Quaresma 2017 sobre acontecimento de Fátima.jpg

Que eles, procurando alcançar um “compromisso na mudança de vida”, o tema fosse: ‘Eu nunca te deixarei – Catequeses orantes sobre o acontecimento de Fátima’.

Dom Antônio Marto escreveu em uma mensagem via internet: “Neste tempo propício da Quaresma, somos convidados a uma atitude de conversão do coração. Neste contexto, é-nos particularmente cara a mensagem oferecida à humanidade em Fátima”.

Olhar de esperança e misericórdia

O bispo de Leiria-Fátima explica que a mensagem mariana da Cova da Iria apresenta “o olhar de esperança e de misericórdia” com que Deus olha para a humanidade com o encorajamento a não se deixar “vencer pela indiferença que banaliza o mal”.

Dom Antônio enfatiza que “Somos convidados a encontrar na mensagem de Fátima uma chave de leitura para a nossa vida e compromisso cristãos”.

O retiro

O retiro popular da Quaresma 2017 proposto pela diocese de Leiria-Fátima tem suas sessões com duração de cerca de uma hora. Ele pode ser realizado numa igreja ou sala comunitária, bem como em casas particulares.

São propostos momentos de oração, de leitura e compreensão da Palavra de Deus, de meditação pessoal e partilhada, de canto e de “compromisso na mudança de vida”.

A Diocese de Leiria-Fátima ainda orienta que o “importante” é que eles sejam verdadeiros espaços de “escuta de Deus, de meditação e de experiência da fé” mais do que “lições ou reflexões teóricas”.

Recorda-se ainda que a Quaresma, tem seu início com a celebração de Cinzas, que neste ano será em primeiro de março, prolongando-se por um período de 40 dias sempre marcados por apelos ao jejum, partilha e penitência, preparando-se para a Páscoa: principal festa do calendário católico. (JSG)

 
Comentários