Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Brasil ocupa primeiro lugar com maior consistência de católicos batizados, informa estudo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/04/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Terça-feira, 25-04-2017, Gaudium Press) De acordo com um levantamento feito pelo Anuário Pontifício 2017 e o Anuarium Statisticum Ecclesiae 2015, do Departamento Central de Estatística da Igreja do Vaticano, o Brasil ocupa o primeiro lugar no conjunto de dez países do mundo com maior consistência de católicos batizados, com 172,2 milhões, o que representa 26,4% de católicos no continente americano. O país ficou à frente do México (110,9 milhões), Filipinas (83,6 milhões), Estados Unidos (72,3 milhões), entre outros.

Brasil ocupa primeiro lugar com maior consistência de católicos batizados, informa estudo.jpg

Embora os dados e estatísticas que demonstram o Brasil como sendo o país com o maior número de católicos no mundo, os bispos brasileiros mantem-se preocupados com a qualidade da atuação e com o compromisso dos cristãos ao eleger a “Iniciação à vida cristã” como tema central da sua 55ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece de 26 de abril a 5 de maio, no Centro Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida, São Paulo.

Conforme o documento nº 43 do CELAM, “entende-se como iniciação à vida cristã o processo pelo qual uma pessoa é introduzida no mistério de Jesus Cristo e na vida da Igreja, através da Palavra de Deus e da mediação sacramental e litúrgica, que acompanhe as mudanças de atitudes fundamentais de ser e existir com os outros e com o mundo, em uma nova identidade como pessoa cristã que testemunha o evangelho inserido em uma comunidade eclesial viva e testemunhal”.

55ª Assembleia Geral

Para produzir o texto que será apreciado e acrescido pelos bispos do Brasil durante a assembleia, uma comissão especialmente presidida pelo Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, foi designada para a elaboração do estudo que, após aprovação do episcopado, será publicado como um documento da CNBB.

Além do tema central, os bispos brasileiros também aprofundarão temas da atualidade da conjuntura eclesial após os dez anos da conferência de Aparecida.

Em sintonia com o Ano Nacional Mariano, os 300 anos da Imagem de Aparecida e o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, diversas atividades serão realizadas ao longo da 55ª edição da reunião.

No próximo sábado, 29 de abril, a Santa Missa marcada para às 7h30 será dedicada à Nossa Senhora, com entronização da Imagem da Virgem Santíssima, acompanhada de cânticos e homilia especial.

À noite, às 20h, no encerramento do Retiro dos Bispos, haverá a peregrinação, procissão e celebração Mariana.

Em 4 de maio próximo, às 18h, acontecerá uma Sessão Mariana que encerrará as comemorações da 55ª Assembleia dos Bispos do Brasil. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários