Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cardeal Bernasco: formação católica é essencial para se entender o tempo e a sociedade
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/01/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Gênova – Itália (Terça-feira, 10-01-2017, Gaudium Press) Por ocasião da Jornada de sensibilização para escolher a hora de religião, celebrada em Gênova no domingo, 08 de janeiro, a Arquidiocese genovesa distribuiu carta do Cardeal Ângelo Bernasco a propósito do tema da Jornada.

O Arcebispo de Gênova e também Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), entende que o ensino da religião católica é um elemento essencial para compreender o tempo e a sociedade em que vivemos, ressaltando que “o ensino da religião católica, também devido à sua importância cultural, pode ser um momento de esclarecimento e de equilíbrio para todos”.

Para o Purpurado, “os conteúdos, a história, a confrontação com as civilizações são uma referência necessária para compreender o tempo e a sociedade em que vivemos, um instrumento para o diálogo com todos”.

Incentivo aos Pais de família

O pensamento do Cardeal Bagnasco levou-o a incentivar os pais de família a “escolher a hora de religião com convicção e confiança a fim de que os valores universais, que ela tem em seus conteúdos e em suas razões, possam converter-se em um estímulo para pensar e viver”.

Felicidade e lições da vida

“Avida demonstra, narra o Cardeal genovês, que o bem-estar tem sua importância, mas não nos faz verdadeiramente felizes: a facilidade, a cultura, as relações, os trabalhos, às vezes, causam uma insatisfação que atinge as gerações jovens”.

O Presidente da Conferência Episcopal Italiana, recorda na carta que “fala-se com frequência de certa fragilidade que torna difícil resistir ante as dificuldades da vida, às quais ninguém pode escapar”, isto, afirma ele, é sinal “de uma perda interior”.

Dentro deste contexto, o Cardeal salienta que “também o rico mundo da escola – com os conhecimentos e as competências que oferece – pede um ponto de síntese, para que o jovem não se converta em uma ‘enciclopédia’, mas em uma pessoa madura”.

Padre Daniele Saottine

O responsável pelo serviço de ensino de religião católica da CEI, Pe. Daniele Saottini, ainda tendo como fundo de quadro a Jornada de Sensibilização para escolher a hora de religião, explicou em declaração à Rádio Vaticano: o que podem oferecer é “uma proposta adequada às perguntas, às dificuldades, também aos desafios que a sociedade atual nos propõe ante os grandes temas como o terrorismo e a acolhida”.

São desafios frente aos quais são necessários “grandes valores”. E isto responde, diz o Padre Daniele, os que repetem muito que estamos tratando de “uma matéria quase inútil”.

Mas, isto não é verdadeiro, continua o o Padre, “o objetivo é ajudar os jovens a viver experiências muito belas”. (JSG)

 
Comentários