Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cardeal Cipriani convida fiéis peruanos a despertarem para o verdadeiro amor ao próximo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/03/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lima – Peru (Quarta-feira, 22-03-2017, Gaudium Press) Diante das severas chuvas e inundações que afetaram o Peru nos últimos dias, o Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo de Lima, tem chamado à unidade e para que todos expressem sua solidariedade com os milhares de atingidos pelo desastre natural.

Cardeal Cipriani convida fiéis peruanos a despertarem para o verdadeiro amor ao próximo.png

Assim o assinalou no programa ‘Diálogos de Fé’ de sábado, 18 de março. Mais uma vez manifestou sua proximidade com os milhares de afetados: “quando vemos estas dificuldades materiais, as pessoas que perdem o lar, perdem os filhos, perdem a tranquilidade; não estar nessa ansiedade, nessa violência. É o momento no qual todos temos que estar unidos para fazer com que desperte no coração o verdadeiro amor ao próximo, não a imagem”.

Atos de solidariedade dos que já há testemunho, como bem destacou o purpurado: “aí tens uma imagem de uma mulher que esteve perto da morte e que por circunstâncias e porque Deus é grande está hoje com vida. O mesmo vimos nesse esforço da Polícia por tirar pessoas através do rio. São todos atos, primeiro de desejo de colaboração, mas de verdadeiro amor e solidariedade”.

Como ações concretas o Cardeal convidou os fiéis do Peru a desenvolver o voluntariado da oração, por tal razão pediu a todos os sacerdotes ler durante as celebrações Eucarísticas a oração do Senhor dos Milagres pelo país, que se compôs especialmente por esta tragédia.

Assinalou que a partir das instituições da Igreja estão se mobilizando as ajudas materiais para atender as primeiras necessidades dos prejudicados: “iremos anunciando esse colocar-se todos em pé para ajudar com algo de alimento não perecível, com água, etc; mas todos podemos colaborar com ordem”.

Como sinal de solidariedade, o Cardeal anunciou que a Marcha pela Vida que ocorreria em Lima no dia 25 de março, foi cancelada, para canalizar os esforços em um voluntariado de ajuda: “Nestas circunstâncias, tendo avaliado com serenidade na presença de Deus e contemplando ao país, me parece necessário comunicar-lhes que cancelamos a Marcha pela Vida, com enorme dor e sabendo que há muita gente que esteve trabalhando horas. Queremos que todo esse esforço se canalize em uma tendência de voluntariado às zonas e dificuldades que há no país”.

Ao concluir, o purpurado chamou todos à oração, encomendando este difícil momento ao Senhor dos Milagres: “Com a oração que compusemos e com humilde Fé acudimos a Ti, Senhor dos Milagres, para implorar tua proteção e tua bênção; que saibam que esse Deus maravilhoso está ao seu lado. Compreendo que às vezes se perde a paciência, que falta a água, que há temor, que há desamparo. Mas estas dificuldades temos que uni-las a essa Cruz do Senhor. Ajuda-nos a levar estes momentos com paz e com Fé”.

As instituições caritativas da Igreja, como Cáritas Lima, colocou em prática diversas iniciativas para canalizar as ajudas para as famílias afetadas, assim como por meio dos voluntários que marcarão presença nas regiões mais afetadas. Além disso, Cáritas Peru lançou uma campanha nas redes sociais, para sensibilizar diante da catástrofe e oferecer maior ajuda aos que ficaram sem lar, através da ‘hashtag’ #PerúDaLaMano. (EPC)

 
Comentários