Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Comemorando seus 150 anos, Ação Católica realiza II Congresso Internacional (Fiac)
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/04/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 27-04-2017, Gaudium Press) A partir desta quinta-feira, 27 de abril, inicia-se em Roma o II Congresso Internacional da Ação Católica (Fiac).

O Congresso tem sua abertura com a celebração de uma Santa Missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

Dentro da continuidade do Congresso, na Sala do Sínodo, no Vaticano, as atividades devem girar em torno da temática de “fazer novas, todas as coisas”.

Para o congresso está prevista a participação de 300 responsáveis e assistentes nacionais da Ação Católica de 50 países, além da presença de representantes da Cúria Romana e de entidades internacionais e continentais, como o CELAM, da América Latina.

Francisco no Congresso

O Papa Francisco deve encontrar-se com os participantes do congresso.

No retorno da viagem apostólica ao Egito, está programado que um grupo representativo dos mais de 100 mil participantes da Ação Católica Italiana vindos de toda a Itália terão um encontro com o Santo Padre, no Vaticano.

O “grande abraço” com Francisco acontece na manhã de domingo, 30 de abril, na Praça São Pedro, quando, então, se iniciam oficialmente as comemorações dos 150 anos de fundação da entidade italiana.

Francisco deve pronunciar suas palavras em uma reflexão dirigida aos participantes do Congresso quando, então, deverá falar da essência e o presente que representa a Ação Católica para a Igreja.

Coordenador da Federação da Ação católica

Segundo o coordenador da Federação, Emilio Inzaurruga, “encontrar o Santo Padre é muito significativo para todos aqueles que abraçam essa vocação leiga, isto é, os membros da Ação Católica do mundo inteiro, junto aos nossos pastores, para testemunhar a vitalidade da entidade que assume a inteira missão da Igreja”.

Inzaurruga afirmou que a Ação Católica visa “oferecer a boa nova do Evangelho a todos, contribuir a curar as feridas da humanidade para promover a cultura do encontro, do bem comum, da paz e da solidariedade”.

VII Assembleia Ordinária

Na sexta-feira, 28/04, será realizada a VII Assembleia Ordinária da Ação Católica que vai eleger a nova secretaria da Federação Internacional da Ação Católica, composta por representantes de cinco países para o triênio 2017-2021.

O presidente honorário da assembleia será o Ministro para as Minorias do Paquistão, Paul Jacob Bhatti.

O encontro, que se estende até segunda-feira, 1° de maio, vai reunir, em especial, representantes de um grande grupo de 350 mil sócios da Ação Católica Italiana que hoje estão presentes em mais de 7 mil paróquias e em todas as dioceses do país. (JSG)

 
Comentários