Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Concluído o Ciclo do Centenário, o Santuário de Fátima inicia novo Ano Pastoral em Dezembro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/11/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 22-11-2017, Gaudium Press) Concluídas as comemorações do Centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, um novo ano pastoral será iniciado no dia 2 de dezembro próximo, com uma jornada de abertura que será realizará no salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral Paulo VI, nas dependências do Santuário de Fátima.
É o que informa o Serviço de Imprensa do Santuário de Fátima.

22-11Concluído o Ciclo do Centenário, o Santuário de Fátima inicia novo Ano Pastoral em Dezembro.png

O Novo Ciclo: Tempo de Graça e Misericórdia

Este tempo que agora tem a intenção de prolongar e aprofundar o Centenário das Aparições, além de promover a consolidação dos dinamismos criados.

Concluído o Centenário das aparições e um itinerário de sete anos, o Santuário abre agora um novo Ciclo de três anos, intitulado genericamente como “Tempo de Graça e misericórdia”, que sugere para cada ano um tema especifico.

O primeiro tema a ser vivido e no qual agora entramos será “Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima”, sublinhando a consciência do dom recebido, iniciativa gratuita e amorosa de Deus.

No segundo ciclo que irá de 2018 a 2019 percorrida a temática “Tempo de graça e misericórdia: dar graças por peregrinar em Igreja”. Nele será evocando a dimensão
eclesial deste dom para a Igreja e para a humanidade, para a Igreja e para o mundo.

O terceiro ciclo desenvolverá no período de 2019-2020, a temática da vocação à santidade, dom e tarefa e será designado pelo lema: “Tempo de graça e misericórdia: dar graças por viver em Deus”.

Objetivo

Com este percurso o Santuário deseja fazer memória dos momentos de graça que marcam a história já centenária dos acontecimentos de Fátima, procurando avivar a consciência do dom que é o fenômeno Fátima para o mundo contemporâneo.

Ao triénio serão associados acontecimentos intimamente relacionados aos três anos pastorais propostos:
a restauração da Diocese de Leiria, ocorrida em 17 de janeiro de 1918; a morte de Francisco Marto, em 4 de abril de 1919; a edificação da Capelinha das Aparições, nos meses primaveris de 1919; a morte de Jacinta Marto, em 20 de fevereiro de 1920; a elaboração da escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, neste mesmo ano de 1920; e, ainda em 1920, o início do trabalho pastoral de Dom José Alves Correia da Silva como bispo de Leiria.

Jornada de Abertura

A jornada de abertura do novo Ano Pastoral contará com as participações do Padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima e do bispo da diocese de Leiria-Fátima, Dom António Marto.

Durante a sessão de haverá também outros três momentos: a apresentação do tema do ano, que será feita pelo professor da Universidade Católica José Rui Teixeira, uma apresentação musical apresentada pela Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, dirigida por Paula Pereira e a apresentação da revista Cultural Fátima XXI que será feita pelo Diretor do Serviço de Estudos e Difusão, Marco Daniel Duarte.

A Jornada de Abertura do Novo Ano Pastoral terá transmissão direta, on line, na página do Santuário de Fátima em www.fatima.pt. (JSG)

 

 
Comentários