Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Coro mais antigo da Austrália oferecerá concerto de Música Sacra em seus 200 anos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/06/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Austrália – Sidney (Quinta-feira, 22-06-2017, Gaudium Press) O Coro da Catedral de Santa Maria de Sidney iniciará as celebrações pelos seus 200 anos de história e sua condição como a instituição musical mais antiga da Austrália com um concerto de música sacra no ‘City Recital Hall’ no próximo dia 30 de junho. O coro completará seu bicentenário em 2018 e a iniciativa de realizar concertos corresponde a sua “missão mais ampla” de levar a música sagrada às pessoas distanciadas da Igreja e compartilhar a riqueza do patrimônio da Fé.

Coro mais antigo da Austrália oferecerá concerto de Música Sacra em seus 200 anos.jpg

“Ainda que a Catedral de Santa Maria seja em muitas formas a locação perfeita para escutar a música sacra devido sua acústica e sua beleza arquitetônica, o concerto será uma oportunidade para aqueles que não visitam usualmente a Catedral”, indicou a Arquidiocese de Sidney em um comunicado sobre o evento. O diretor do coro, Thomas Wilson, compartilhou sua esperança de que “seja capaz de atrair não apenas aos nossos amigos que nos escutaram antes na Catedral mas as pessoas que normalmente não nos escutariam”.

Além de ser o coro mais antigo, é também o mais ativo. “Consiste de 24 crianças, os mais jovens no terceiro ano, e 13 homens dos quais são todos cantores profissionais”, expôs a Arquidiocese. “Cantam até em 11 serviços corais por semana na Catedral, somando cerca de 500 serviços corais por ano”. Segundo seu Diretor, trata-se do único coro profissional que interpreta com tanta frequência. O Coro acompanha as Vésperas e a Missa da tarde de todos os dias, exceto nas sextas-feiras.

“Meu trabalho aqui não tem descanso. A liturgia da Igreja nunca se detêm”, comentou o diretor. “Assim que há um sentimento de que nunca podemos parar e isso é cansativo mas não tenho que esforçar-me para recordar o afortunado que sou. Há muitos poucos lugares no mundo nos quais a liturgia e portanto a música é considerada tão importante como creio que deveria ser”.

A criação do Coro da Catedral de Santa Maria tem uma história marcada pela devoção. Em 1818, a leiga Catherine Fitzpatrick organizou um grupo de homens -incluindo aos seus filhos- que pudesse cantar para a Exposição do Santíssimo que se realizava em uma casa particular. Isto em um momento em que ainda não se contava com sacerdotes na Colônia. Por este motivo o coro não é apenas a primeira instituição musical, mas uma das primeiras instituições do país. (EPC)

 
Comentários