Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Em Minas Gerais, igrejas do Santuário da Piedade ganham título de basílica
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/11/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Belo Horizonte – Minas Gerais (Quarta-feira, 22-11-2017, Gaudium Press) As duas igrejas do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, Minas Gerais, foram agraciadas pelo Papa Francisco, uma vez que foram elevadas à condição de basílicas, sendo que um dos templos passou a ser considerado a menor basílica do mundo.

Em Minas Gerais, igrejas do Santuário da Piedade ganham título de basílica.jpg

O anúncio da elevação dos templos a basílicas foi feito pelo Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, durante missa por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, celebrada no domingo, 19 de novembro.

De acordo com Dom Walmor, a singela capela do século XVIII passa a se chamar Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade, enquanto que a Igreja das Romarias, erguida na década de 1970, se tornará a Basílica Estadual Nossa Senhora da Piedade.

“Estou muito feliz, porque é o reconhecimento do Papa Francisco para um lugar de grande singularidade e expressividade, que une a história de dois séculos e meio, a força espiritual do povo”, expressou o arcebispo ao jornal “Estado de Minas”.

A partir de agora, explicou o prelado, essas duas igrejas “estão ligadas à missão do Papa”. “É importante destacar que as Basílicas são espaços especiais, já que os católicos podem receber indulgências, a graça de purificar o peso que os pecados têm sobre nós”, acrescentou.

Quanto à data para o anúncio dos títulos, Dom Walmor assinalou que se tratou de uma forma para demonstrar que as basílicas remetem à realeza de Cristo, o qual “não significa triunfo, mas serviço aos pobres”.

“Anunciar o título de basílica no Dia dos Pobres é um convite para que a sociedade brasileira assuma sempre o dever de lutar para tornar-se melhor, marcada pelo amor de Deus”. Nesse sentido, dom Walmor ressaltou o que diz o Papa Francisco: ‘Não devemos amar apenas por palavras, mas com gestos concretos, cada pessoa fazendo a diferença'”, disse o arcebispo.

Além disso, conforme explicou a Arquidiocese de Belo Horizonte, “assim como as catedrais estão ligadas ao ministério de bispos e arcebispos, as Basílicas têm vínculos direto com o ministério do Papa. Por isso, são consideradas pela Igreja como território internacional, com grande influência nas regiões onde estão inseridas”.

A decisão do Papa Francisco de elevar a Ermida e a Igreja das Romarias a basílicas ocorreu após Dom Walmor levar ao Pontífice, em junho, um documento com assinaturas de bispos mineiros que faziam esta solicitação para este jubileu dos 250 anos de peregrinações.

A Arquidiocese de Belo Horizonte informou que no dia 15 de dezembro, às 15h, será feita a dedicação da Basílica Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade e consagração do altar.

Na mesma data, iniciará a novena para dedicação da Basílica Estadual Nossa Senhora da Piedade e consagração do altar, que ocorrerá em 15 de setembro de 2018, dia de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte e ACI Digital

 
Comentários