Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Franciscanos festejam 800 anos de presença na Terra Santa
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/08/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 16-08-2017, Gaudium Press) Frei Bruno Varriano, guardião e Reitor da Basílica da Anunciação, em Nazaré vai contar a história dos 800 anos de presença dos frades franciscanos na Terra Santa. Frei Bruno inicia recordando exatamente como tudo começou há oito séculos.

Franciscanos festejam 800 anos de presença na Terra Santa.jpg

História

A Custódia da Terra Santa tem sua origem no primeiro Capítulo Geral dos Frades Menores que foi realizado em Santa Maria dos Anjos, próximo a Assis, na Itália, no ano de 1217, ainda com a presença de São Francisco de Assis.

Nesta ocasião, São Francisco decidiu enviar seus frades para o mundo todo. O Santo dividiu o mundo no que se denominou de “Províncias” e os frades, partindo de Assis, dividiram-se pelos quatro pontos cardeais.

Entre as Províncias-Mães da Ordem que, então foram instituídas, foi criada também a Província da Terra Santa. Esta Província era composta por Constantinopla e o seu império, pela Grécia e suas ilhas, pela Ásia Menor, Antioquia, Síria, Palestina, a ilha de Chipre, Egito e todo o resto do Oriente.

São Francisco na Terra Santa

Em 1219, o próprio São Francisco visitou uma parte da Província da Terra Santa. Os documentos relatam a presença do “Pobrezinho de Assis” entre os Cruzados, sobre os muros de Damieta.

É historicamente conhecido também o encontro havido entre São Francisco e o Sultão Egípcio, Melek-el-Kamel, neto de Saladim o Grande. Os mesmos documentos trazem o relato de que São Francisco, dirigiu-se à Síria, logo depois de ter deixado Damieta.

A visita de São Francisco aos Lugares Santos se deu entre os anos de 1219 e 1220. Jacques de Vitry, bispo de São João de Acre (cidade conhecida como Tolemaida), referindo-se a esta visita escreveu:

“O mestre desses frades, que é também o fundador da Ordem, chama-se Francisco. É amado de Deus e venerado por todos os homens. Veio ao nosso exército cheio de zelo pela fé. Não teve medo de passar até o campo dos inimigos”.

Comemorações

Por este motivo, neste ano de 2017 foram iniciadas as celebrações que comemoram os 800 anos da presença franciscana na Terra Santa. As comemorações dos oito séculos dessa presença terão o seu auge em 2019, quando se festeja a visita do Pobrezinho de Assis aos Lugares Santos em 1219. (JSG)

 
Comentários