Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Franciscanos se encontram na Terra Santa e abordam os desafios da missão e evangelização
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/05/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Israel – Jerusalém (Quinta-feira, 17-05-2018, Gaudium Press) Os Franciscanos que formam o Conselho Internacional para as Missões e a Evangelização da Ordem dos Frades Menores (OFM), provenientes de todo o mundo e representam 14 conferências, se reuniram recentemente na Terra Santa para refletir sobre os atuais desafios da evangelização e projetar iniciativas futuras.

Franciscanos se encontram na Terra Santa e abordam os desafios da missão e evangelização.jpg

Em entrevista ao ‘Christian Media Center’, meio de comunicação da Custódia da Terra Santa, Frei Luis Gallardo, OFM, que é o Secretário Geral para a Missão e a Evangelização, assinalou que um dos desafios é o diálogo inter-religioso, apesar do fato de que a maior presença franciscana é encontrada nas paróquias.

Também falou da necessidade de sair para as periferias: “Aspectos fundamentais são a vida de fraternidade como testemunho de evangelização nos lugares onde nos encontramos e nossa vida como frades menores para as periferias do mundo onde estamos e para onde trabalhamos”.

Durante a reunião também se falou sobre a missão e a obra evangelizadora que há anos os franciscanos vem realizando na Terra Santa. Este foi o eixo central da conferência que ofereceu Frei Francesco Patton, OFM, Custódio da Terra Santa, com o tema “800 anos de presença franciscana na Terra Santa e as lições que a evangelização pode nos dar hoje”.

Sobre este assunto, bem como o trabalho de oito séculos da Custódia, se referiu Frei Patton em entrevista com o ‘Christian Media Center’: “É uma ocasião para eles refletirem a partir de Jerusalém. Depois, dentro de um par de meses, em junho, se terá o conselho plenário da ordem, na qual esta reflexão vai amadurecer ainda mais. Naturalmente a nossa é uma ordem que está sempre voltada para a missão, para a evangelização. Por isso esta experiência tão antiga de missão, que chamamos pérola das missões, Terra Santa, é uma experiência que pode nos dizer algo ainda hoje”.

No encontro também se falou sobre a maneira como a ordem vem se adaptando aos tempos, comunicando a mensagem do Evangelho que nunca muda. Se recordou como no início a divulgação era feita através dos comissários; depois se passou a usar os livros e as revistas, e hoje se usa as novas tecnologias.

“E não poderia ser de outra forma, também em nossa história. Desde a chegada dos nossos primeiros frades, há 800 anos, até nossos dias, seguimos os sinais dos tempos”, comentou Frei Dobromir Jasztal, vigário da Custódia da Terra Santa, que se referiu a mais recente proposta de evangelização, que é precisamente o ‘Christian Media Center’.

O vigário assinalou: “A Custódia da Terra Santa com sua missão tratou sempre de atualizar-se, de manter-se em dia com o desenvolvimento técnico, utilizando-o para espalhar a mensagem da Terra Santa, para chegar a todas as pessoas, fiéis ou não, porque a mensagem dos lugares santos, desta terra, é dirigida a todos”. (EPC)

 
Comentários