Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Governo filipino oficializa Festa da Natividade de Nossa Senhora
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/05/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Filipinas – Manila (Quarta-feira, 22-05-2019, Gaudium Press) Os legisladores do Congresso das Filipinas aprovaram uma lei que reconhece o dia 08 de setembro como festa nacional em comemoração à Natividade da Santíssima Virgem Maria. A norma, de receber a aprovação final por parte do Presidente do país, Rodrigo Duterte, criará a segunda festa da nação motivada por uma solenidade mariana.

Governo filipino oficializa Festa da Natividade de Nossa Senhora.jpg

O congressista Rodolfo Farinas, que foi o autor do projeto de lei, argumentou que esta é uma forma de facilitar com que os habitantes católicos “venerem e celebrem sua devoção à Santíssima Virgem Maria”. Este raciocínio faz eco em um país com mais de 76 milhões de católicos que representam 88% da povoação. Os fiéis locais se distinguem por um marcado fervor mariano que se expressa em multitudinárias manifestações de Fé em honra à numerosas invocações veneradas em toda nação.

Dom Ruperto Santos, Bispo de Balanga, celebrou a iniciativa dos legisladores, que “fizeram em todo seu direito o que nós Filipinos mais apreciamos em nossos corações. O Senado manifestou publicamente que nosso país é mariano”, indicou o prelado, segundo reportou UCANews. O Bispo qualificou o fato como “muito inspirador e uma ótima notícia”.

A aprovação da festividade civil, somada ao reconhecimento similar da festa da Imaculada Conceição em 2017, contrasta com o ambiente de fortes tensões entre o governo do país e os Bispos. Os prelados denunciaram o aumento de execuções extrajudiciais no combate ao tráfico de drogas, enquanto o Presidente da nação proferiu graves insultos contra os Bispos, chegando inclusive a blasfemar em declarações públicas que mereceram a rejeição da Igreja. (EPC)

 
Comentários