Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


História da devoção mariana é tema de livro do Arcebispo de Teresina
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 02/05/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Quarta-feira, 02-05-2018, Gaudium Press) “Maio com Maria – Quem é esta mulher?” é como intitula-se a mais recente obra escrita pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. No mês de maio, dedicado à devoção a Maria Santíssima, a obra, publicada pela Editora “Edições CNBB”, revela através do seu autor que esta tradição já era costume desde o século XVIII.

História da devoção mariana é tema de livro do Arcebispo de Teresina.jpg

A Igreja sempre incentivou essa devoção, com base na concessão de indulgências plenárias especiais e referências em alguns documentos do Magistério, como a encíclica “Mense Maio”, do Papa Paulo VI, publicada em 1965. O Papa São João Paulo II também já falava em suas audiências sobre a devoção. “De fato, este é o seu mês”, dizia.

Outro detalhe a ser ressaltado é que em 2016, a CNBB decidiu convocar o Ano Nacional Mariano para celebrar, fazer memória e agradecer pelos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

Segundo Dom Jacinto Brito, a atitude da CNBB em proclamar o Ano Mariano confirmou a experiência pastoral que envolve a todos, pois “Maria é um caminho seguro de evangelização!”.

Ainda na visão do prelado, as Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, tais como Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida, primaram em demonstrar o potencial da piedade popular.

“Quantas dioceses, paróquias, igrejas e até pequeninas capelas lhe são dedicadas! É difícil encontrar um lar brasileiro sem uma imagem de Nossa Senhora! Quem não aprendeu na mais tenra infância, no colo da mãe, a ‘Ave-Maria'”?, indagou o bispo, durante a apresentação de seu livro.

História da devoção mariana é tema de livro do Arcebispo de Teresina (2).jpgDom Jacinto, estando no exercício do ministério que lhe foi confiado, acreditava que seria oportuno apresentar Maria Santíssima aos fiéis por meio de seu livro. “Eis porque os fundamentos dos trinta e um encontros deste livrinho é a Bíblia-Sagrada, comentada pelos Santos Padres, os Santos e o Magistério da Igreja”, explicou.

“De fato, Deus nos procedeu em seu amor a Maria! Rezando, escutando e meditando neste mês de maio as maravilhas que ele operou em sua humilde serva, ganhamos mais razões para amá-la, conhecendo-a através de seu divino Autor!”, reforçou.

Composta por 31 roteiros, um para cada dia do mês de maio, com reflexões sobre cada um dos temas tratados, a obra já está disponível no site da Edições CNBB. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

 
Comentários