Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja gaúcha defende a permanência do ensino religioso nas escolas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/02/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Terça-feira, 21-02-2017, Gaudium Press) Ao manifestar-se à favor da permanência do Ensino Religioso nas escolas, o Regional Sul 3 da CNBB declarou ainda que a disciplina está cada vez mais esquecida e excluída das reformas educacionais atuais.

Igreja gaúcha defende a permanência do ensino religioso nas escolas.jpg

Para Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial para a Educação e Cultura do Regional Sul 3, o Ensino Religioso Escolar garante uma educação integral e cidadã aos jovens.

“A integralidade supõe incluir as ciências humanas na formação da pessoa. Nesse sentido, o componente do Ensino Religioso é determinante para desenvolver atitudes que implicam na paz da sociedade. São elas: o diálogo, o respeito, a tolerância e a reverência religiosa”, explicou Dom Leomar.

Além disso, o bispo lembrou que não se trata de doutrinar os estudantes sobre uma confissão religiosa, mas de educar para a convivência pacífica no que diz respeito à religiosidade. “Basta observar as graves crises de terrorismo, discriminação e fundamentalismos que estão abalando o século 21. A geração técnico-científica decidiu prescindir da dimensão religiosa e está pagando muito caro para conseguir a harmonia”, afirmou.

O prelado também observou que a religião trabalha o aspecto do simbólico e do sentido da existência humana. “Seria um grave reducionismo negar essa dimensão na formação cidadã”, acrescentou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Porto Alegre

 
Comentários