Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Irmãs do Instituto Coração de Jesus comemoram 80 anos de missão no Brasil
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/04/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Goiânia – Goiás (Sexta-feira, 20-04-2018, Gaudium Press) Os 80 anos de missão no Brasil foram celebrados pelas Irmãs do Instituto Coração de Jesus (ICJ), que também festejaram seus 50 anos de evangelização em terras goianas e os 30 anos de vocação de Círculos de Amigos em Goiás.

Irmãs do Instituto Coração de Jesus comemoram 80 anos de missão no Brasil.jpg

Na ocasião, houve Santa Missa em ação de graças celebrada na noite do último domingo, 15 de abril, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Setor Aeroporto, em Goiânia, presidida pelo Padre José Florêncio Blanco.

Durante a cerimônia, o Padre Florêncio relembrou um pouco do histórico da presença das irmãs no Brasil, explicando que as primeiras religiosas a desembarcarem em terras goianas foram as irmãs Natália, Margarida e Joana Hoffmann.

De acordo com o presbítero, o fundador do ICJ, Padre Guilherme Meyer, ao escolher o lema dessa congregação, “Caminhar na presença do Senhor”, desejava que as irmãs fossem “sinais de presença do Ressuscitado no mundo”.

Ser sinal da presença de Cristo no mundo de hoje, conforme o Padre Florêncio, é observar o lema proposto pelo Padre Meyer, que se assemelha a um pensamento de Santo Agostinho. “Ser outros cristos com o Ressuscitado” e “que as pessoas, ao olhar para um cristão, vejam o próprio Cristo”, como bem disse também São João Paulo II.

“As irmãs são sinais da presença do Senhor. Ele continua operando maravilhas nas vidas delas”, ressaltou.

“Este é um momento em que olhamos o passado com gratidão, o presente com amor, e o futuro com esperança. Celebrar o jubileu é uma graça de Deus, e celebrar 50 anos de existência só em Goiás é uma graça maior para nós, porque estamos colhendo. Ao caminhar na presença de Deus como leigos, nos ambientes onde vivem, eles fazem uma ponte com o Ano do Laicato e assim semeiam a santidade com sua presença. Nosso padre fundador os convida e os envia a viver essa santidade”, disse a Irmã Sueli Claudia de Araújo, assistente da dirigente regional do ICJ.

O Instituto Coração de Jesus é formado atualmente por 22 irmãs no Estado de Goiás, além de cerca de 40 na Região Sul do Brasil.

Em 1938 as primeiras religiosas vieram da Alemanha para o Rio de Janeiro. Mais tarde, elas seguiram para Braço do Norte, em Santa Catarina, e por lá, fundaram a casa de formação e, desde então, o instituto se expandiu para várias regiões do Brasil.

Hoje, as irmãs estão presentes em Goiânia, Goianira, Pedro Afonso (TO), Palmas (TO) e Luanda (Angola). Já o Círculo de Amigos é formado por cerca de 130 leigos. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Goiânia

 
Comentários