Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Jacinta e Francisco: duas estrelas na noite da sociedade de hoje
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/02/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fátima – Portugal (Terça-feira, 21-02-2017, Gaudium Press) A Igreja celebra em 20 de fevereiro a festa litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto, dois dos três pastorinhos videntes de Nossa Senhora, em 1917. A data coincide com a morte da Beata Jacinta Marto, a primeira delas a morrer.

Jacinta e Francisco duas estrelas na noite da sociedade de hoje.jpg

Neste ano de 2017 a festa reveste-se de um significado especial, pois, o mundo católico celebra o Primeiro Centenário das Aparições de Fátima. No Santuário de Fátima as comemorações a propósito deste fato se desenrolam lembrando sempre a figura dos protagonistas das aparições e a recordação dos ensinamentos que a Virgem trouxe para o mundo.

O bispo de Leiria-Fátima, comentando esta festividade, disse destacou esta festa litúrgica como sendo “ponto alto da celebração do Centenário das Aparições”, por ser um convite a “descobrir a beleza da santidade destas crianças”.

Duas Estrela que brilham

Para a celebração da liturgia da festa dos dois pequenos beatos, no local mesmo das aparições, quem presidiu a Santa Missa na Basílica da Santíssima Trindade foi Dom Antônio Marto, Bispo de Leiria-Fátima.

Em sua homilia ele destacou a importância e atualidade do insigne acontecimento de 2017 e apontou Francisco e Jacinta como sendo “estrelas” que refulgem na “noite” da sociedade atual.

Francisco e Jacinta são como “duas pequenas estrelas que brilham no céu de Portugal e do mundo, para iluminar nesta noite que o mundo atravessa, de dúvida e incerteza, no presente e no futuro”, afirmou Dom Antônio.

“A santidade simpática dos pequenos videntes –afirmou o bispo de Fátima– é uma aprendizagem, porque as crianças também ensinam os adultos na sua simplicidade infantil”.

Francisco e Jacinta

O bispo de Leiria-Fátima destacou em suas palavras da homilia que os pastorinhos são “apresentados como modelo de santidade contemporâneo no nosso quotidiano”, porque é possível “contemplar a beleza de Deus envolvidos na beleza das suas vidas”.

“O Francisco é um menino que se deixa habitar pela presença inefável de Deus, e sentiu o apelo à oração e à contemplação de Deus”, descreveu o prelado.

“À pequena Jacinta sobressai o espírito de compaixão pelos que sofrem, e o desejo de se fazer como nosso Senhor, na sua compaixão pela humanidade”, descreveu Dom Antônio.

Crianças

Vindos de vários lugares, centenas de crianças estavam no Santuário no dia festa dos dois pastorinhos. Elas tiveram uma programação especial para este dia. No final da celebração, D. António Marto as convidou para irem até ao altar. Ele pediu para elas a interseção dos dois pequenos Beatos e deu-lhes a sua Bênção. (JSG)

 
Comentários