Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Mídias socias não são a varinha mágica da evangelização, afirma arcebispo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/05/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

artdefoi.jpg

Senegal – Dakar (Quarta-feira, 23-05-2018, Gaudium Press) Dom Benjamin Ndiaye, arcebispo de Dakar, expressou reserva quanto ao uso das mídias sociais, como ferramentas para a evangelização. Esse pronunciamento foi feito durante o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em Dakar. Afirmou que “é ingênuo acreditar que as redes sociais possam se tornar o cavalo de batalha da evangelização”.

Em matéria publicada pela La Croix International e assinada por Charles Senghor, Dom Benjamin diz que “as redes sociais são baseadas no instantâneo que não perdura”. O desafio de hoje é que devemos ir ao mais profundo dos problemas e não devemos ficar presos a superficialidade e ao sensacionalismo, afirmou o bispo.

A preocupação de D. Benjamin é que em matéria da comunicação virtual acontece de termos a notícia minuto a minuto, mas que uma sobrepõe outra, sem haver tempo para aprofundar e tirar consequências daquilo que nos foi oferecido. E na comunicação, há sempre um desafio, é a necessidade de uma regulamentação, pois a mídia social é como uma praça pública onde todos falam o que querem, mas não medem os efeitos negativos de tais afirmações.

Como podemos diante desses fatores, “construir seres de carne e osso, totalmente enraizados em sua terra, sua cultura e sua fé?”

O arcebispo Ndiaye encorajou os comunicadores católicos para se aproximarem das profundezas do “Senegal”, para falarem para os cristãos que vivem em áreas rurais, onde há crianças que não sabem fazer nem o sinal da cruz. Ainda incentivou aos jornalista a terem um maior interesse por questões atuais como o desenvolvimento e o meio ambiente.

Dom Benjamin recusou-se em abrir uma conta pessoal no Twitter, sugerida pelos participantes da congresso, pelos motivos expostos.(JPS)

 

 
Comentários