Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Musical de Crianças embeleza cerimônias em Anchieta (ES)
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/11/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Anchieta – Espírito Santo (Quinta-feira, 23-11-2017, Gaudium Press) O Musical de Crianças Padre José de Anchieta tem abrilhantado com seus cânticos as missas e demais cerimônias realizadas no Santuário Nacional de São José de Anchieta, no município de Anchieta. Ao todo, são cerca de 30 crianças, na faixa de 7 a 12 anos, que integram o grupo, criado no segundo semestre de 2014.

Musical de Crianças embeleza cerimônias em Anchieta (ES).jpg

A criadora desta turma de pequenos músicos, Arleide Sartori Zamberlan, é pedagoga e professora de música. “Sou professora de musicalização infantil há muitos anos e por isso fui convidada pela coordenação da Matriz, na época, para fazer um trabalho na área musical junto com as crianças. Fiz um projeto e entreguei ao Santuário. Para formar o grupo, inicialmente estivemos na catequese a Igreja de São Pedro, convidando as crianças que gostariam de fazer parte desse projeto”, contou.

Formado com a finalidade de educar através da arte, inspirado no Apóstolo e Padroeiro do Brasil, São José de Anchieta, o grupo pertencente ao Santuário Nacional costuma ser reconhecido pelo público em suas apresentações.

Ao longo do tempo, o projeto cresceu e alcançou notoriedade no município, tanto que hoje ocupa um espaço no Centro Cultural, através do apoio do Reitor do Santuário, Padre Cesar Augusto dos Santos.

“Sem dúvida é para nós ocasião de orgulho e de louvor a Deus as apresentações do Musical de Crianças Padre José de Anchieta. Iniciado de um modo bastante simples, mas com a esforço e dedicação da experiente pedagoga musical, professora Arleide Sartori Zamberlan, e com o apoio dos pais ligados ao Santuário Nacional de São José de Anchieta, o Musical sempre contou com crianças privilegiadas, não apenas pelo dom da musicalidade, mas sobretudo pelos dons da perseverança, da dedicação, entre outros”, disse o Padre Cesar Augusto.

Assim como dizia Santo Agostinho, “quem canta reza duas vezes”, as crianças não somente proporcionam com suas vozes momentos de espiritualidade como também elevam os pensamentos e as orações, de quem as ouve, ao encontro com Deus.

Embora tenham aulas uma vez por semana, os pequenos estão cada vez mais desenvolvendo sua musicalidade. “Percebo uma transformação muito grande nessas crianças, porque a música tem essa capacidade de transformar, educar, centralizar, disciplinar, desenvolver a coordenação motora e educar para a fé, que é o nosso propósito. O objetivo principal da música é favorecer o crescimento da espiritualidade, estabelecer regras de convivência através do lúdico, trabalhar a atenção, a expressividade e a convivência cidadã”, comentou Arleide.

O Padre César Augusto, além de agradecer a professora Arleide pelo seu modo pedagógico com as crianças, faz votos para que esse projeto “que começou com suas apresentações tímidas, mas belas, e agora ‘canta Missas’, cresça cada vez mais e se torne um referencial do Município de Anchieta”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Santuário Nacional São José de Anchieta

 
Comentários