Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Nós sabemos que a juventude é o presente e o futuro de nossa igreja”, diz Dom Vilson Basso
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/07/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 

Redação (Sexta-feira, 21-07-2017, Gaudium Press) O bispo da Diocese de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, Dom Vilson Basso, concedeu entrevista à equipe de assessoria de imprensa da Conferência, às vésperas do início da Semana Missionária Nacional.

“Nós sabemos que a juventude é o presente e o futuro de nossa igreja”, diz Dom Vilson Basso

Via WhatsApp, Dom Basso destacou a importância deste evento para a juventude. “A Semana Missionária Nacional é o coroamento do Projeto Rota 300 que começou em dezembro de 2013 e que se uniu também as celebrações dos 300 anos da ‘Mãe Aparecida’, com enfoque juvenil. A ‘Mãe Aparecida’ está andando pelo Brasil em muitos lugares levada de fato pela juventude e essa Semana Missionária Nacional nas dioceses banhadas pelo Rio Paraíba do Sul, onde a ‘Mãe Aparecida’ foi encontrada tem esse sentido de coroar esses três anos de evangelização da juventude no Brasil, dando esse toque ‘mariano’ à mãe que nos acompanha a seguir seu filho, e anunciá-lo a tantas pessoas, especialmente à juventude”, disse.

Segundo o prelado, a Semana Missionária pretende despertar nos jovens o desejo de que permaneçam na caminhada missionária “que vem de Jesus”, além de “pregar o Evangelho que vem do Papa Francisco e que quer uma Igreja permanente em estado de missão”.

“Nós sabemos que a juventude é o presente e o futuro de nossa igreja e o Papa pede que ela seja em saída para anunciar e para ‘misericordiar’, para acolher, para ir ao encontro dos pobres, dos pequenos, dos desprotegidos de nossa sociedade. Nós queremos despertar no coração da juventude esse ímpeto missionário de ir, mas ir ao encontro, ir especialmente ao encontro dos pequenos, dos pobres, dos jovens e marginalizados”.

Sobre o balanço acerca do Projeto Rota 300, Dom Basso acredita que a iniciativa atingiu seus objetivos, sendo o primeiro deles a “missionariedade”, uma vez que, pelo Brasil, foram realizadas semanas missionárias, semanas juvenis e demais eventos semelhantes.

“Podemos destacar a questão missionária, a questão da formação de assessores e lideranças jovens, aconteceram muitos cursos e abrimos a possibilidade dos cursos online para que os jovens possam exercer melhor o ministério da coordenação dos grupos e comunidades, e o trabalho conjunto das diferentes expressões juvenis, que é uma realidade funcionando no Brasil. Também o setor diocesano da juventude funcionando em muitas dioceses e, por fim, esse lado ecológico com a ‘Mãe Aparecida’, encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, propiciando, favorecendo e estimulando junto com o Papa Francisco e a Laudato Si, o cuidado da Casa Comum, a preservação de rios, mananciais, o cuidado de nosso planeta”, acrescentou.

Agora, a nova missão Comissão para a Juventude após a Semana Missionária acontecerá a partir do mês de setembro, entre os dias 7 e 9, quando haverá o segundo encontro de revitalização da Pastoral Juvenil do país, que terá lugar em Brasília.

“(…) queremos a partir do Sínodo dos Bispos, a juventude, a fé e o discernimento vocacional encontrar novas pistas, novos caminhos, novas possibilidades na evangelização da juventude de nosso país”, declarou o bispo de Imperatriz.
Ao final da entrevista, Dom Vilson deixou a seguinte mensagem:

“Deus seja louvado pela caminhada que estamos fazendo e que o espírito de Deus nos inspire a continuarmos cuidando como bons pastores, boas pastoras da juventude de nosso país”, concluiu. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários