Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Novo bispo de Tianguá (CE) participa de cerimônia em sua homenagem
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/02/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 

Crato – Ceará (Sexta-feira, 17-02-2017, Gaudium Press) A Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, acolheu a Santa Missa em homenagem ao Monsenhor Edimilson Neves, nomeado pelo Papa Francisco como o mais novo bispo de Tianguá.

Novo bispo de Tianguá (CE) participa de cerimônia em sua homenagem.jpg

Na ocasião, a celebração foi presidida pelo bispo de Crato, Dom Gilberto Pastana, e concelebrada por Dom Edimilson Neves e pelos sacerdotes diocesanos.

Paramentado e com a cruz peitoral e o solidéu, símbolos do episcopado, o novo bispo de Tianguá afirmou que esta cerimônia foi marcante. “Entramos há 20 anos, ou mais, nesta Catedral e entrar agora em uma posição diferente a gente fica um pouco fora de lugar, mas vamos aprendendo. O sentimento é de esperança de que a gente possa corresponder ao chamado de Deus”, disse o Monsenhor, que completou dizendo que, da mesma forma que aprendeu a ser padre, também aprenderá a ser bispo contando com “a colaboração dos irmãos, futuramente, no episcopado”.

Em seguida, ao dirigir uma mensagem aos presbíteros e fiéis da Diocese de Tianguá, o religioso expressou: “povo de Tianguá me aguardem, estamos chegando. Espero que a gente possa conviver muito bem no trabalho pastoral. Vamos aprender juntos, crescer juntos e construir uma Igreja em comunhão, participação e fraternidade”.

Em sua homilia, Dom Pastana explicou que os bispos são constituídos com a missão de ensinar, santificar e guiar, em comunhão hierárquica com o sucessor de São Pedro e com os outros membros do Colégio Episcopal. “O bispo, enquanto inserido no Colégio Episcopal, que sucede ao Colégio Apostólico, está intimamente unido a Jesus Cristo, o qual continua a escolher e enviar os seus Apóstolos, como aconteceu hoje com o monsenhor Edimilson”, comentou.

Ainda conforme o bispo de Crato, ser sucessor dos Apóstolos dá ao bispo a graça e a responsabilidade de garantir à Igreja a nota de apostolicidade. “Para que o Evangelho se conservasse sempre integro e vivo na Igreja, os Apóstolos deixaram como seus sucessores os bispos, confiando-lhes a sua própria missão de magistério, santificando e guiando o Povo de Deus, em continuidade com a obra realizada pelos seus predecessores”.

Concluindo sua homilia, Dom Gilberto pediu orações pelo episcopado do Monsenhor Edimilson:

“Rezemos para que o monsenhor Edimilson, manifeste com a sua vida e com o seu ministério episcopal, a paternidade de Deus, a bondade, a solicitude, a misericórdia, a doçura e a autoridade de Cristo, o qual veio para dar a vida e para fazer de todos os homens uma só família, reconciliada no amor do Pai, e a perene vitalidade do Espírito Santo que anima a Igreja e a apoia na sua debilidade humana”, finalizou.

Missa solene de Sagração Episcopal

No próximo mês de maio, a Catedral Nossa Senhora da Penha receberá a Missa solene de Sagração Episcopal de Dom Edimilson, que será presidida pelo bispo emérito de Crato, Dom Fernando Panico.

Em junho, após ordenado, o novo bispo de Tianguá seguirá para a missão à frente do bispado cearense. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Crato

 
Comentários