Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Novo Instituto de Mariologia é criado em Portugal
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/12/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Portugal – Lisboa (Sexta-feira, 08-12-2017, Gaudium Press) Com o objetivo de aprofundar os estudos sobre a Imaculada Conceição e a cultura religiosa mariana, um grupo de pesquisadores decidiu criar o Instituto da Padroeira de Portugal para o Estudo da Mariologia (IPPEM).

Promover, fomentar e organizar iniciativas científicas e culturais para o aprofundamento dos estudos sistemáticos sobre a Padroeira de Portugal são alguns dos pontos que o IPPEM visa atender. Além disso, o novo Instituto pretende também promover a investigação científica, tanto na Teologia como numa vertente interdisciplinar, particularmente na área das Ciências Sociais e Humanas.

Novo Instituto de Mariologia é criado em Portugal.jpg

Em texto publicado no Semanário Ecclesia, José Eduardo Franco, um dos 19 membros fundadores, explica a motivação que levou o grupo a criar esse novo Instituto. “Não é excessivo considerar que aspetos importantes da herança cultural estão eivados de marianismo entendido como o influxo de elementos típicos da devoção àquela que é considerada a Mãe de Deus no quadro da Tradição Cristã de Confissão Católica”, ressaltou.

De acordo com Franco, a cultura e identidade portuguesas foram, “desde a sua gênese, modeladas pela espiritualidade e pelas marcas pluriformes da devoção a Nossa Senhora”.

“A assunção plena desta espiritualidade mariana na relação com derivas decisivas da história de Portugal observa-se no período da Restauração Portuguesa em que o então Rei de Portugal, D. João IV, o primeiro da nova dinastia de Bragança, coroa Nossa Senhora da Conceição como Rainha de Portugal, contribuindo para posicionar o nosso país entre as monarquias europeias que mais valorizaram o papel teológico e histórico da Mãe de Jesus”, ressalta o pesquisador. (EPC)

 
Comentários