Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


O dia a dia dos bombeiros do Vaticano
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/07/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 13-07-2018, Gaudium Press) A cidade do Vaticano recebe diariamente por volta de 40 mil pessoas, o que dá um total de quase 15 milhões de turistas e peregrinos por ano. Com o objetivo de proteger e oferecer segurança a essa multidão, e também aos habitantes do Vaticano, a Santa Sé possui um corpo de bombeiros próprio.

O dia a dia dos bombeiros do Vaticano.jpeg

O corpo de bombeiros do Vaticano foi instituído pelo Papa Pio XII no ano de 1941, com a finalidade de proteger e ajudar as pessoas e os bens da Santa Sé. Dentre suas principais funções estão: ajudar os turistas em caso de necessidade, lutar contra incêndios e realizar trabalhos de proteção civil.

Formada por 30 homens, liderados pelo oficial Paolo De Angelis, o grupo atende anualmente por volta de 600 intervenções. Para ingressar na equipe é necessário ser católico e ter entre 21 a 25 anos. Outro requisito é a entrega de uma carta de apresentação do pároco no qual se ateste que o aspirante a bombeiro é realmente católico praticante.

As intervenções mais complexas atendidas pelo grupo ocorrem na cúpula da Basílica de São Pedro. “Muitas vezes da Cúpula temos que descer pessoas que tem ataques do coração ou inclusive ataques de pânico. Quando chegamos até ali verificamos as condições da pessoa, e uma vez que estamos novamente em terra, um médico comprova seu estado e a translada ao hospital”, explicou Paolo De Angelis em entrevista a EWTN.

A equipe de bombeiros do Vaticano atende por volta de 20 ocorrências de incêndio por ano, e também são responsáveis pelas aterrizagens no interior do Vaticano de helicópteros provenientes de toda Itália para o hospital Bambino Gesú, além de agir durante as inundações produzidas pelas fortes chuvas que em determinadas épocas do ano assolam o Vaticano.

Durante o Conclave para escolher um novo Papa os bombeiros do Vaticano também são acionados, a função deles nessa ocasião é a de instalar a parte final da chaminé no telhado da Capela Sistina, de onde sairá a fumaça branca que anuncia que um novo Pontífice foi eleito. (EPC)

 
Comentários