Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Ordenação diaconal marca festejos a Santo Antônio, no Recife
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/06/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Recife – Pernambuco (Quinta-feira, 14-06-2018, Gaudium Press) A Arquidiocese de Olinda e Recife celebrou o dia de Santo Antônio com a ordenação de sete novos diáconos transitórios. Na ocasião, a cerimônia teve lugar na Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

Ordenação diaconal marca festejos a Santo Antônio, no Recife.jpg

Durante a missa presidida pelo Arcebispo Dom Fernando Saburido, os futuros padres receberam o primeiro grau do sacramento da Ordem.

Sendo assim, foram ordenados diáconos Danilo Rogério Pereira de Vasconcelos, Ivanilson Silva de Araújo, José Vila Nova Brainer Segundo, Renan Maurício, Renato Matheus Sales de Deus e Melo, Valdenor José do Nascimento e Walter Luiz Barbosa de Lima.

Segundo o prelado, “existem três graus: o diaconato (diáconos), o presbiterato (padres) e o episcopal (bispos)”.

“Esses sete seminaristas vão ser ordenados diáconos transitórios. Existem ainda os diáconos permanentes, que são homens casados que servem à Igreja sobretudo em pastorais sociais”, explicou.

Logo, esses sete neo-diáconos continuarão atuando no serviço à Igreja enquanto se preparam para serem sacramentados padres em 17 de dezembro próximo.

“Depois da ordenação diaconal eles continuam na paróquia onde estão até a ordenação presbiteral, no final do ano. Em seguida, eles serão encaminhados às suas funções pastorais”, disse Dom Saburido.

“Com a ajuda deles, queremos dar uma maior atenção ao serviço pastoral. Sempre rezamos pelas vocações e Deus nos dá muitas graças através delas”, acrescentou.

A cerimônia

Presidida pelo Arcebispo Dom Saburido, a cerimônia foi concelebrada pelo bispo emérito de Nazaré, Dom Severino Batista de França, e pelo vigário geral da Arquidiocese, Monsenhor Luciano Brito, além de alguns representantes do clero arquidiocesano.

Ordenação diaconal marca festejos a Santo Antônio, no Recife (2).jpg

A ordenação ficou marcada por vários momentos emocionantes, como a imposição das mãos, ladainha de todos os santos e a entrega dos Evangelhos.

Também houveram comemorações em memória de Santo Antônio, Padroeiro da Arquidiocese de Olinda e Recife, que foi canonizado apenas dez meses após sua morte, em 13 de junho de 1231.

“Santo Antônio comunicou e praticou o Evangelho de maneira modelar, um exemplo a ser seguido”, lembrou Dom Fernando. “O Papa Francisco tem motivado a comunidade cristã a assumir de fato o compromisso com a santidade, como ele fez na sua última carta para toda a Igreja (Gaudete et Exsultate), para que sejamos cristãos ativos, dispostos a levar adiante o desafio de ser santos, que não significa, absolutamente, fazer coisas extraordinárias, mas viver a Palavra de Deus da maneira mais simples como ela se apresenta diante de cada um de nós”, destacou.

Em seguida, o prelado solicitou à assembleia que, como comunidade de fé, rezasse pelos sete jovens ordenados. “Rezemos para que eles sejam santos diáconos, sem medir esforços para levar a todos a Palavra, sempre com desprendimento, alegria e coragem, sabendo que em momento algum eles estão sozinhos, mas que o Espírito de Deus vai ajuda-los e acompanha-los para que realizem bem a sua missão”, concluiu, dando prosseguimento ao rito de ordenação.

“Deus quem me escolheu primeiro”

Por sua vez, o neo-diácono Walter Luiz fez os agradecimentos em nome do grupo de seminaristas, o primeiro formado desde a instalação do Seminário Propedêutico, em 2012, até a graduação em Filosofia e Teologia pela Unicap, no Seminário Maior.

Ordenação diaconal marca festejos a Santo Antônio, no Recife (3).jpg

“Sabemos que é difícil, ainda, para alguns, a nossa ausência em casa, mas saibam que Deus está feliz com a oferta de seus filhos para a Igreja. Aquele que nos chamou é fiel e está começando a realizar em nós tudo aquilo que Ele nos prometeu”, expressou.

Walter Luiz tem 25 anos e, ao que tudo indica, será o primeiro padre da Paróquia Assunção de Maria, do bairro de Rio Doce, em Olinda. Jovem, o recém-ordenado diácono ingressou na formação sacerdotal aos 15 anos. Desde o início de 2018 realiza estágio pastoral na Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no extremo noroeste do Amazonas.

“Tenho um sentimento enorme de gratidão a Deus. Ele sabe o que é bom para a gente e nos chama desde o ventre materno à nossa missão, à nossa vocação. Nosso ‘sim’ é uma resposta de amor àquilo que Ele preparou para cada um de nós. Deus quem me escolheu primeiro”, declarou Walter Luiz, antes de sua ordenação diaconal.

Um grupo bastante significativo

No final da celebração, o Dom Fernando Saburido concedeu aos novos diáconos uma benção, enquanto trazia em suas mãos uma relíquia de Santo Antônio.

Atualmente, a Arquidiocese de Olinda e Recife conta com 103 seminaristas em formação. “É um grupo bastante significativo para a nossa Arquidiocese”, garantiu Dom Fernando. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife e Folha de Pernambuco

 
Comentários