Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Panamá busca famílias para acolherem os peregrinos da JMJ
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/06/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Panamá – Cidade do Panamá (Quarta-feira, 14-06-2017, Gaudium Press) Na contagem regressiva da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Panamá que ocorrerá em janeiro de 2019, a organização local busca famílias de acolhida para as centenas de peregrinos que se reunirão no multitudinário evento católico.

“As famílias de acolhida representem uma grande contribuição para a JMJ. Nestes espaços onde os peregrinos têm um contato direto com a cultura do país que lhes acolhe, e a família se nutre de uma nova cultura e criando um vínculo com os peregrinos e fazendo sua família maior no Senhor. A paróquia é a responsável de coordenar os alojamentos e será a encarregada da distribuição dos peregrinos às famílias de acolhida”, explicam a partir da Arquidiocese do Panamá.

Várias são as responsabilidades que tem estas famílias; principalmente oferecer aos peregrinos um espaço seguro e limpo para seu descanso, compartilhar momentos em família na chegada e na saída, vigiar que o peregrino esteja bem de saúde e atuar diante de algum problema que apresente.

“Para mais informações aproxime-se de sua Paróquia ou a mais próxima de sua residência, onde lhe ampliarão como pode ser parte desta grande experiência como família de acolhida para a Jornada Mundial da Juventude 2019”, disse a Arquidiocese do Panamá.

Panama2019_JMJ2019_WYD2019.jpg

Costa Rica acolherá os “Dias nas Dioceses”

A organização da JMJ Panamá 2019 anunciou também que os “Dias nas Dioceses” ou “Pré-Jornada” -que ocorrem na semana prévia ao encontro mundial- ocorrerão nas Dioceses do país vizinho Costa Rica.

Esta iniciativa, que nasceu desde a JMJ que se celebrou em Paris em 1997, é uma ocasião para que os jovens se encontrem uns dias antes em preparação ao grande evento nas Dioceses próximas à cidade anfitriã. Esta será a primeira vez que um país diferente ao que organiza a Jornada realizará os “Dias nas Dioceses”.

Será uma oportunidade para compartilhar a Fé, as tradições religiosas e a missão da mesma Igreja, segundo comentou o Padre Miguel Adrián Rivera, diretor nacional da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil de Costa Rica e encarregado da “Pré-jornada”, que foi entrevistado pela ACI, e adiantou que estão levando a cabo as primeiras reuniões com cada uma das Dioceses costarricenses que acolherão aos jovens.

A Arquidiocese de São José e as Dioceses de Alajuela, Limón, San Isidro de El General, Tilarán, Cartago, Ciudad Quesada e Puntarenas, serão as que acolherão as centenas de peregrinos para os “Dias nas Dioceses”.

“Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” é o tema que o Papa Francisco escolheu para a JMJ Panamá 2019, que ocorrerá entre os dias 22 a 27 de janeiro desse ano.

“Panamá os espera com o coração e os braços abertos para compartilhar a Fé, para sentir-nos Igreja, contribuindo cada um com sua riqueza étnica e cultural nesta grande festa espiritual, onde mostraremos ao mundo o rosto jovem de uma Igreja Católica em saída, disposta a anunciar a alegria do Evangelho aos distantes, aos excluídos, aos que se encontram nas periferias existenciais e geográficas”, foram as palavras que dirigiu Dom José Domingo Ulla Mendieta aos jovens peregrinos do mundo, quando deu a conhecer a data do evento mundial. (EPC)

 
Comentários