Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Primeira visita do ano à exposição “As cores do Sol- A Luz de Fátima no Mundo contemporâneo”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/04/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fátima – Portugal (Quinta-feira, 19-04-2018, Gaudium Press) O Santuário de Fátima retoma no próximo dia 2 de maio as visitas temáticas à exposição temporária “As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo”.

19-Primeira visita do ano à exposição As cores do Sol- A Luz de Fátima no Mundo contemporâneo.jpg

Serão seis as visitas temáticas deste ano. Elas serão realizadas nas primeiras quartas-feiras de cada mês, até outubro.

A primeira dessas visitas contará com a presença de Henrique Leitão que recebeu o prêmio Pessoa 2014 e que falará sobre “Fé e ciência: duas visões em confronto?- a propósito do modelo do Sistema Terra-Sol”.

Esta exposição temporária, organizada pelo Museu do Santuário e que estará à disposição do público até dia 31 de outubro, todos os dias entre as 9h00 e as 19h00, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, toma como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol.

A exposição pretende recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima.

A partir desta memória, o visitante terá consciência de que o Milagre do Sol não foi o momento de encerramento das aparições, mas o dia inicial de uma história em que o peregrino passa a ser verdadeiramente protagonista.

A exposição, que é oferecida ao público desde novembro de 2016, é a mais ambiciosa que o Santuário de Fátima já promoveu e conta com peças cedidas, em regime de empréstimo, por colecionadores particulares e por instituições eclesiais e do mundo civil.

Visitas Programadas

As restantes visitas temáticas agendadas até outubro já estão estão encaixadas em um gronograma:
a 6 de junho a visita será orientada por Paulo Catrica e terá como ponto de partida As fotografias de 13 de outubro de 2017- a propósito das fotografias de Judah Bento Ruah;

a 4 de julho será orientada por Sandra Saldanha Costa que falará sobre A retórica da arte sacra na Idade Moderna- a propósito da escultura e pintura dos séculos XVI e XVII da Exposição “As Cores do Sol”;

a 1 de agosto será a vez de Ana Rita Santos dissertar sobre Os desafios de uma exposição à conservação do espólio histórico- a propósito da montagem do espólio;

a 5 de setembro, Laura Castro falará sobre A obra de Irene Vilar- a propósito das esculturas “Esta árvore tem dois mil anos” e “Imaculado oração de Maria”;

e a última visita temática decorrerá a 3 de outubro e será orientada por Isabel Roque que abordará O papel da museologia na apresentação de conteúdos- a propósito da exposição “As cores do Sol- a Luz de Fátima no mundo contemporâneo”. (JSG)

 

 
Comentários