Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Prossegue revisão do missal romano durante reunião em Brasília
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/05/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Quarta-feira, 24-05-2017, Gaudium Press) O acompanhamento e aprovação da revisão do missal romano, o livro usado nas missas de rito romano para as leituras próprias do celebrante, prossegue durante reunião iniciada pela Comissão Episcopal de Textos Litúrgicos (Cetel) da CNBB, na sede da Conferência, em Brasília.

Prossegue revisão do missal romano durante reunião em Brasília.jpg

Até o momento, uma equipe de bispos e peritos ficou a cargo de revisar o missal romano, que atende a uma ordem vinda da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos através da quinta instrução “Liturgiam Authenticam”, de 2001, que serve de comentário sobre as traduções em língua vernácula dos textos da liturgia romana. Outro cuidado é com a linguagem poético-musical.

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, Frei Faustino Paludo, as Conferências Episcopais de todo o mundo estão se dedicando ao mesmo trabalho.

Ainda conforme o religioso, a Conferência do Brasil encontra-se bem adiantada no quesito, uma vez que a Cetel está revendo a tradução da terceira edição do missal.

A reunião se estende até 25 de maio e conta com a presença de bispos diversos que vem discutindo os assuntos referentes a 55º Assembleia Geral da CNBB, ocorrida no mês de abril, em Aparecida, São Paulo.

“Agora é a hora de analisarmos o que foi decidido na Assembleia, se há coisas a serem feitas, encaminhadas”, explicou Frei Faustino.

Na reunião, os bispos também terão a oportunidade de decidir sobre quais são os textos do missal que serão encaminhados a Roma.

Além disso, o grupo tem a finalidade de concluir o capítulo sobre os formulários das missas comuns.

Por fim, a Cetel deseja iniciar o trabalho de revisão dos formulários das missas para diversas circunstâncias, àquelas dedicadas à ação de graças, aos sacerdotes e aos ministros da Igreja. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários