Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Rio de Janeiro recebe evento para festejar os cinco anos da JMJ 2013
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/07/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 13-07-2018, Gaudium Press) Entre os dias 23 e 23 de julho de 2013, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) teve lugar na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Considerado um dos maiores eventos católicos do mundo, a 28ª edição atraiu milhares de jovens peregrinos com o intuito de celebrar a fé em Jesus Cristo.

Rio de Janeiro recebe evento para festejar os cinco anos da JMJ 2013.jpg

Passados cinco anos daquela JMJ, a Arquidiocese organiza os festejos para um encontro que será realizado na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro, no dia 28 de julho, à partir das 13h.

De acordo com a Igreja do Rio, o evento também será uma oportunidade para promover e incentivar a participação dos fiéis no próximo encontro entre o Papa e os jovens, no Panamá, de 22 a 27 de janeiro de 2019.

Na opinião do assistente eclesiástico do Setor Juventude, Padre Jorge dos Santos Carreira, o evento resultou em maior impulso para fazer a vontade de Deus em suas vidas.

“A JMJ, com certeza, foi um marco em nossa cidade. Na arquidiocese, ela foi uma mobilização extraordinária de fé, tanto nas paróquias quanto no acolhimento das catequeses e eventos centrais. A partir da mensagem do Papa Francisco, que nos enviou para fazer discípulos, os jovens receberam e têm recebido um impulso maior para ser aquilo que Deus quer, trazendo à tona, na vida paroquial, o protagonismo leigo”, explicou.

Os jovens, conforme o Padre Jorge, “são chamados, novamente, a despertar da vida cotidiana para testemunhar Jesus”. “Essa celebração é importante, porque nos faz recordar os acontecimentos e a mensagem que Deus trouxe ao nosso coração nos tempos atuais”, destacou.

Por sua vez, o pároco da Catedral, Cônego Cláudio dos Santos, lembrou que o encontro “será uma oportunidade para vivenciarmos e percebermos ainda mais as graças de Deus, que contagiaram não somente o coração dos jovens, mas das famílias, que foram tocadas e evangelizadas ao abrirem as suas casas, acolhendo os peregrinos”.

Neste dia, queremos que tudo aquilo que foi despertado na jornada continue sendo realizado em nossa arquidiocese”, afirmou.

A programação do evento pelos cinco anos da JMJ Rio terá início às 13h, com a acolhida na Catedral Metropolitana. Em seguida, haverá a bênção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo Padre Jorge Carreira.

O bispo auxiliar do Rio e animador da juventude, Dom Paulo Alves Romão, fará a abertura da reunião.

Na sequência, ocorrerá o momento de pregação, ministrada pelo missionário Emanuel Stenio, e depois, a missa presidida pelo bispo auxiliar Dom Joel Portella Amado, que durante a JMJ Rio 2013 era o coordenador geral do comitê local.

Vale ressaltar que o evento contará ainda com as cópias dos símbolos da jornada e o ostensório com o Santíssimo da Missa de Envio, além de informações sobre a JMJ Panamá. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro

 
Comentários