Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santuário de Fátima dedicará novo ano pastoral para agradecer pelo dom do Centenário
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/12/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Portugal – Fátima (Sexta-feira, 08-12-2017, Gaudium Press) Após as celebrações pelo Centenário das aparições de Fátima, o Santuário português se prepara para viver um novo ano pastoral que se dedicará a dar graças a Deus pelo dom dos 100 anos do acontecimento mariano comemorado em 2017. Assim o fez saber o Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário, durante um encontro celebrado no Centro Pastoral Paulo VI.

O novo ano pastoral, que será o primeiro de um itinerário de três anos, levará por tema “Tempo de Graça e Misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima”. O propósito é prolongar e aprofundar no Centenário das aparições e promover os frutos que se deram com as comemorações.

Santuário de Fátima dedicará novo ano pastoral para agradecer pelo dom do Centenário.jpg

“Com este itinerário o Santuário quer recordar os momentos de graça que pautaram o centenário do histórico acontecimento de Fátima, procurando avivar a consciência do dom que este acontecimento é para a contemporaneidade”, indicou o Santuário de Fátima.

Entre os objetivos, segundo expôs o Padre Cabecinhas, se pretende “aprofundar na dimensão batismal da mensagem de Fátima, valorizar a peregrinação como identificadora da condição humana e a figura do peregrino como protagonista do acontecimento de Fátima, além de aprofundar o conhecimento dos modelos de santidade específicos de Fátima”.

Para este propósito, o Santuário propõem uma séria de atividades que se desenvolverão no novo curso pastoral. Entre elas um itinerário de oração para os peregrinos, catequeses alusivas aos recintos de oração, um guia para os peregrinos, simpósios teológicos e pastorais, conferências e um programa cultural que inclui várias exposições temporais.

“Refletiremos sobre a importância de Fátima como lugar de cultura, onde se dá a cultura, onde se produz cultura, onde se irradiam novos eixos de desenvolvimento de cultura; assim como sua relevância antropológica, concretamente diante dos urgentes desafios de acolhida diante do sofrimento humano e o cuidado da casa comum e da humanidade que a habita, segundo uma perspectiva cristã integrada e integral”, tal como explicou o Reitor do Santuário de Fátima.

De acordo com o Padre Cabecinhas o que se busca é dar continuidade à dinâmica que se iniciou com os sete anos de preparação para as celebrações do Centenário. “Abordaremos temas complementários que nos ajudarão a dar continuidade à reflexão feita”.

Durante o itinerário dos três anos também se celebrará o centenário de vários acontecimentos ligados ao Santuário de Fátima e as aparições, como a restauração da Diocese de Leiria, evento que ocorreu no dia 17 de janeiro de 1918; a morte de São Francisco Marto, ocorrida no dia 04 de abril de 1919; a construção da Capela das Aparições, realizada em 1919, e a morte de Santa Jacinta Marto, fato que aconteceu no dia 20 de fevereiro de 1920.

Como parte deste triênio se dará uma especial importância a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, “para perceber a relevância pastoral inevitável para as vidas e os contextos das comunidades onde é levada”, acrescenta o Reitor do Santuário de Fátima. (EPC)

 
Comentários