Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santuário de Fátima promove escola de formação espiritual
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/01/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Portugal – Fátima (Terça-feira, 16-01-2018, Gaudium Press) Uma nova proposta de formação inspirada na espiritualidade da Mensagem de Fátima começará seu caminho no Santuário de Fátima. Trata-se da iniciativa intitulada “Escola do Santuário” que se iniciará neste mês de janeiro, e se dirige ao público em geral.

“A Escola do Santuário tem por missão aprofundar e descobrir a espiritualidade do Mensagem de Fátima, através de sua leitura relacionando com experiências significativas contemporâneas, e do reconhecimento de sua eclesialidade, e relevância pastoral”, explicam a partir do Santuário de Fátima.

Santuário de Fátima promove escola de formação espiritual.jpg

Se propõem vários itinerários nos quais poderão participar um máximo de 40 pessoas que farão a experiência do Santuário como lugar de Deus, e onde cada peregrino será convidado a experimentar sua presença. Por esta razão, a iniciativa compreende vários momentos de oração, assim como sessões presenciais com vários especialistas e em diversos lugares do recinto sagrado onde há cem anos Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta.

“Os pastorinhos poderão interpretar e refletir sobre Maria a partir de outras linguagens, sobretudo a linguagem artística presente nos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que em si encerram uma verdadeira catequese sobre o acontecimento e a mensagem deixado neste lugar por Nossa Senhora há cem anos”, indicam.

Para este ano foram planejados quatro itinerários de dois dias -mas o último com uma duração de uma semana- que se desenvolverá durante janeiro, março, abril e maio. Cada um com um tema específico, começando com “Nossa Senhora de Fátima – Qual Maria?”, nos dias 27 e 28 de janeiro.

Este apresenta a reflexão que fez o Papa Francisco no dia 12 de maio de 2017 na Capela das Aparições. Como expõem a partir do Santuário, se convida a descobrir a Maria “como uma ‘Mestra de vida espiritual’, a primeira que seguiu a Cristo pelo caminho ‘estreito’ da cruz dando-nos exemplo; ‘Bendita por ter acreditado’ (Lc 1, 42 – 45) sempre em todas as circunstâncias, nas palavras divinas, a Virgem Maria do Evangelho venerada pela Igreja orante”.

O segundo, que se desenvolverá nos dias 17 e 18 de março, abordará a “Trindade e Eucaristia, adoração e solidariedade”, para aprofundar as dimensões trinitária e eucarística que estão contidas na Mensagem de Fátima.

Já o terceiro, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de abril, falará sobre “Sofrimento e liberdade, sacrifício e reparação”, para aprofundar no sentido que tem o sofrimento, assim como o sacrifício na espiritualidade da Mensagem de Fátima.

A última sessão se realizará durante a semana do dia 21 a 27 de maio, dedicando-se ao Rosário como itinerário de vida teologal, para aprofundar no sentido do Rosário como prática de oração e sua importância na mensagem de Fátima; e descobrir o valor evangélico, assim como o caráter mistagógico do Rosário na vida cristã.

A “Escola do Santuário” conta com uma equipe de especialistas na Mensagem de Fátima, entre eles o Padre José Nuno Silva, responsável da Pastoral da Mensagem de Fátima; a Irmã Ángela Cohelo, postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto; o teólogo Pedro Valinho Gomes; a Irmã Nanci Leite, da Congregação de Filhas do Coração de Maria; e André Pereira, assessor da reitoria do Santuário de Fátima. (EPC)

 
Comentários