Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


São João Del Rei (MG) festeja os 208 anos do batismo da Beata Nhá Chica
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/04/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

São João Del Rei – Minas Gerais (Quinta-feira, 26-04-2018, Gaudium Press) As comemorações dos 208 anos do batismo de Francisca de Paula de Jesus, a Beata Nhá Chica, terão início nesta quinta-feira, 26 de abril.

São João Del Rei (MG) festeja os 208 anos do batismo da Beata Nhá Chica.jpg

Na ocasião, haverá uma programação repleta de atividades, como celebrações eucarísticas, caminhadas e orações do terço.

Em Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, distrito do município de São João del-Rei, ocorre a partir das 19h um Tríduo Preparatório, com Santa Missa seguida de procissão. Entre 27 e 28 de abril, as cerimônias iniciam às 19h.

No dia 29, acontece a 7ª edição da Caminhada do Terço dos Homes Nhá Chica. Nesta data, a concentração dos fiéis está marcada para às 7h, e depois, será feita a oração do terço, na Matriz de Santo Antônio e Bem-Aventurada Nhá Chica.

Às 8h30, os devotos voltam a fazer caminhada, desta vez passando pelas ruinas da igreja velha, na qual foi batizada a religiosa. Os festejos encerram-se com missa programada para às 11h.

Francisca Paula de Jesus nasceu em 1810, em Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno. Aos oito anos de idade, mudou-se para Baependi, e por lá, viveu de modo profundo a sua fé católica.

Convivendo com pessoas simples, para todos os que a procuravam ela tinha sempre uma palavra de conforto, assim como um conselho ou uma promessa de oração.

Através de sua prática da caridade e solicitude, a religiosa ficou conhecida como a “Mãe dos Pobres”.

Após sua morte em 14 de junho de 1895, em Baependi, aos 85 anos, a comissão em prol de sua beatificação começou em 1989. Em 1991 ela passou a ser considerada Serva de Deus, a primeira nomeação do processo de canonização.

Em 2012, Nhá Chica foi elevada a venerável com reconhecimento pelo Vaticano da cura da enfermidade de uma devota, o que permitiu sua beatificação no ano seguinte, no dia 4 de maio, durante cerimônia presidida pelo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o Cardeal Angelo Amato.

Naquele tempo, o representante da Santa Sé anunciou o dia 14 de junho como a festa litúrgica em memória da religiosa, que se tornou a primeira leiga e negra brasileira a ser declarada beata pela Igreja Católica. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Diocese de São João Del Rei

 
Comentários