Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


São Paulo comemora os 40 anos do restauro da Imagem de Aparecida
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/04/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Aparecida – São Paulo (Quarta-feira, 25-04-2018, Gaudium Press) Em 2018 serão celebrados os 40 anos do restauro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

 São Paulo comemora os 40 anos do restauro da Imagem de Aparecida.png
Foto: CDM Santuário Nacional

No próximo dia 19 de agosto, haverá uma cerimônia especial na Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé), seguida de carreata com destino ao Santuário Nacional.

O ato recordará o trajeto feito há 40 anos, quando a imagem retornava do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP) após 33 dias de restauro sob os cuidados da artista Maria Helena Chartuni.

Na ocasião, a Santa Missa na Catedral da Sé será presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, às 7h30, com a presença da imagem “fac-símile” da Mãe Aparecida.

Sobre a Virgem Santíssima, Dom Odilo destacou a importância dessas comemorações iniciarem em São Paulo, uma vez que a Imagem de Nossa Senhora já esteve por muito tempo sob os cuidados da arquidiocese paulistana.

“Aparecida esteve ligada a São Paulo por muito tempo, desde o encontro da Imagem até 1958, por tanto são mais de 200 anos que Aparecida esteve ligada a Arquidiocese de São Paulo, então as comemorações têm um significado ainda mais especial por isso”, disse.

Além disso, o purpurado fez o convite aos devotos marianos para participarem das celebrações e acompanharem o percurso do retorno da imagem ao Santuário.

“Eu quero aproveitar para convidar a todo o povo de São Paulo para participar do momento da missa que teremos na Catedral da Sé para marcar esse início das comemorações no dia 19 de agosto, a partir de onde a Imagem será transportada para a cidade de Aparecida”.

Após a chegada da carreata ao Santuário Nacional, haverá celebração de acolhida da imagem às 14h, no interior da Basílica. O momento solene contará também com a coroação de Nossa Senhora Aparecida.
Ainda conforme Dom Odilo, a restauração da imagem é um sinal de que o Brasil também pode ser restaurado. “O Brasil precisa ser restaurado para que tenha uma imagem de um Brasil digno e que espelhe os ideais do povo brasileiro”.

Por sua vez, o presidente da comissão episcopal para comunicação da CNBB e Arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci José Nicioli, comentou que “precisamos olhar para Nossa Senhora, que já na sua origem se apresentou fragmentada, porque nós sabemos que quando ela foi tirada do rio primeiro foi o corpo e depois a cabeça, para que Ela nos inspire a nos unirmos também”.

“É preciso que o Brasil se reconstrua como o símbolo maior da nossa Pátria, que é a imagem de Nossa Senhora Aparecida, então nem tudo está perdido, há sempre uma possibilidade de recomeço porque Deus é a nossa força”, acrescentou.

Dom Darci também explicou como a CNBB pretende contribuir na mobilização das dioceses para as comemorações:

“Nós vamos fazer uma articulação a partir do Santuário Nacional, do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, do Reitor e dos Missionários Redentoristas, para nos mobilizarmos para essa grande procissão que fará memória do retorno da imagem da cidade de São Paulo até o Santuário, convocando o Brasil inteiro para esse momento, refletindo nesta perspectiva de nós nos reconstruirmos olhando para a imagem de Nossa Senhora Aparecida”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da A12

 
Comentários