Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


São Paulo recebe Semana Brasileira de Catequese
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/06/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Indaiatuba – São Paulo (Quarta-feira, 20-06-2018, Gaudium Press) A Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da CNBB promoverá entre 14 e 18 de novembro próximo, no município de Indaiatuba, em São Paulo, a 4ª edição da Semana Brasileira de Catequese.

São Paulo recebe Semana Brasileira de Catequese.png

Inspirada no lema “Nós ouvimos e sabemos que Ele é o Salvador do mundo” (Jo 4,42), o intuito do evento é compreender a catequese de inspiração catecumenal a serviço da iniciação à vida cristã, buscando novos caminhos para a transmissão da fé em meio ao contexto atual.

Para o encontro, foi criado o símbolo visual, constituído por uma cruz central, que remete ao sinal de nossa salvação, sinal do amor de Jesus que nos amou até o fim. “A cruz refere-se à morte de Jesus e também à sua ressurreição. A cruz é símbolo do estilo de vida que Cristo ensinou e que agora, somos convidados a assumir, do caminho pascal, de morte e ressurreição, que Cristo percorreu e que agora somos chamados a percorrer: ‘Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me’ (Mt 16,24). É com o sinal da cruz que os catecúmenos são acolhidos na iniciação cristã”, informa em nota a Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética.

Do lado esquerdo, há um pequeno traço que lembra o lado transpassado de Cristo: “Pendente da cruz, do seu coração aberto pela lança fez correr sangue e água” (RICA 215). “O sangue e água são identificados pela Tradição da Igreja como os dois sacramentos principais: Eucaristia e Batismo. O lado aberto de Cristo morto na cruz também evoca a nossa imersão batismal na paixão e morte do Senhor. Do seio de Jesus elevado e glorificado no mistério da morte e ressurreição, flui a água viva, símbolo do dom do Espírito Santo. O Batismo confere aos fiéis o dom do Espírito Santo e os tornam portadores e templos do Espírito”.

Já o espiral que se forma nas cores vermelha e azul, símbolo do sangue e da água, lembra a caminhada que todos nós iniciamos, a partir da fé em Jesus Cristo e da sua Igreja. “É símbolo da caminhada dos simpatizantes, catecúmenos, eleitos, neófitos… de todo Cristão. O espiral em sentido anti-horário, representando o Kairós de Deus, ‘o tempo oportuno’, pelo qual somos regidos, amadurecemos e crescemos, ano após ano, de domingo a domingo, de páscoa em páscoa, até a páscoa definitiva. As pegadas aí impressas mostram que a nossa fé não é circular, mas espiral, como no ano litúrgico. A cada ano concluído, não paramos no mesmo lugar, amadurecemos no seguimento, não somos mais os mesmos, subimos um degrau”, acrescenta. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

 
Comentários